“Vai facilitar os nossos estudos”, diz aluna do Ifap em entrega de infovia, em Santana

O Governo do Amapá, em parceria com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), inaugurou a expansão da Rede Metropolitana Metroap, no Campus Santana do Instituto Federal do Amapá (Ifap), nesta sexta-feira, 21. 

A obra, realizada pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), fortalece a conectividade, promovendo avanços por meio de uma conexão mais rápida e com integração entre instituições e parceiros governamentais.

A estudante do terceiro ano do curso de Logística no Ifap, Juliana Sales, de 17 anos, participou do evento e compartilhou como a expansão de uma rede mais rápida para o estado, terá impacto positivo em sua rotina acadêmica. 

Ela destacou especialmente a melhoria na qualidade da conexão com a internet, que facilitará nos estudos diários. 

"Essa conectividade vai facilitar muito os nossos estudos, especialmente para quem depende da internet para pesquisas e para fazer trabalhos da escola. Antes, enfrentávamos muitas instabilidades, mas agora teremos mais recursos para desenvolver nossos projetos e nos preparar para o futuro", afirmou Juliana, entusiasmada com a novidade. 

Com a expansão, a capacidade da rede será significativamente aumentada, passando a suportar tráfego de até 100 Gigabits por segundo, o que viabiliza novas aplicações em ensino, pesquisa e inovação. 

"O Amapá sai do isolamento de conectividade, e este é mais um exemplo. A possibilidade de uma conexão rápida e estável representa um avanço significativo, que permite acesso a uma educação de qualidade, colocando o estado em um novo patamar de inclusão digital”, frisou o secretário de Estado da Ciência e Tecnologia do Amapá, Edivan Andrade. 

Rede Metroap 
A Metroap é uma rede de fibras ópticas projetada para melhorar a conectividade à internet e expandir o acesso à banda larga na região metropolitana de Macapá e Santana. 

O objetivo é promover maior conectividade para órgãos públicos, instituições acadêmicas, científicas e de saúde. 

“O que tem neste cabo de fibra óptica que interliga os municípios e as instituições, são os resultados, porque aqui temos o desenvolvimento econômico, melhoria na educação e acesso a informações para todo mundo poder se conectar”, ressaltou o presidente do Prodap, Cirilo Simões. 


Com essa nova estrutura, a Metroap se fortalece como um dos principais pilares de conectividade para a educação e a pesquisa no Norte do Brasil. 

A ampliação até Santana abre caminho para futuras expansões, permitindo que mais instituições e setores essenciais se beneficiem de uma rede de alto desempenho, além de impulsionar o desenvolvimento científico e tecnológico do Amapá por meio de oportunidades para a região.

Comentários