“Quando os portões do Sambódromo abrem, meu coração pulsa no ritmo da bateria”

A Associação Recreativa Escola Império do Povo, de Santana, é uma das participantes deste ano do Carnaval do Meio do Mundo, promovido pela Liga Independente das Escolas de Samba do Amapá (Liesap) em parceria com o Governo do Estado e o senador Davi Alcolumbre. 

O evento acontece nos dias 28 de fevereiro e 1 de março, e a agremiação, e uma das campeãs da edição de 2024, promete um grande show de cores. 

Trabalhando como coreógrafa há cinco anos, Fabíola Almeida está há três meses ensaiando com os 15 artistas que compõem a comissão de frente, primeiro grupo da escola de samba que apresenta o desfile. 

A ala vai apresentar o enredo “Kusiwa – O Caminho Desenhado Sobre a Pele”, que aborda o grafismo indígena dos povos Wajãpi. Além disso, ela é responsável por duas alas coreografadas, compostas por 200 pessoas. 

“Não trabalhamos apenas para entreter, mas sim para emocionar quem está na avenida. Quando os portões do Sambódromo abrem, meu coração pulsa no ritmo da bateria e minha expectativa é que cada um que participa ou nos assiste se sinta assim. Amo o que faço e me entrego de corpo e alma, é uma emoção indescritível”, conta Fabíola.

Quem trabalha como coreógrafo é responsável por criar sequências de passos, movimentos executados e encenações para compor uma dança. 

Além da função de elaborar a apresentação artística, profissionais da coreografia são responsáveis por todas as etapas: desde o treino até a realização final, além de motivar e inspirar as pessoas envolvidas para atuarem a dançarem no ritmo. 

Carnaval 2025
 
O Governo do Amapá repassou R$ 7,5 milhões para fomentar o Desfile das Escolas de Samba no Carnaval 2025, reforçando o compromisso com a valorização da cultura popular e o fortalecimento das tradições carnavalescas. 

O investimento, fruto de emenda articulada pelo senador Davi Alcolumbre, foi destinado à Liga Independente das Escolas de Samba do Amapá (Liesap), que distribuiu o recurso para as 10 agremiações, divididas nos Grupos Especial e de Acesso.


Comentários