O auditório da Escola Estadual Augusto Antunes ficou lotado na tarde deste sábado (8) por diversos segmentos artísticos e culturais de Santana, onde todos acompanharam as explicações técnicas e orientações voltadas ao setor da cultura santanense.
O evento foi organizado para receber a Caravana da Gestão Cultural na Estrada, de iniciativa direta da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), que tem entre muitos objetivos demonstrar a importância de implementar ações e projetos públicos para a área.
Pautas como o Plano Estadual de Cultura, o Sistema Municipal de Cultura, o acesso à Política Nacional Aldir Blanc (PNAB) e a participação no Edital Circuito das Artes, foram apresentadas e discutidas com os presentes.
Autoridades políticas e representantes de classes culturais debateram e expuseram suas necessidades e dúvidas durante o evento.
“Já percorremos quase todos os municípios amapaenses e conhecemos um pouco dos objetivos que iremos tomar para ajudar a melhorar e ajudar suas formas de desenvolver cultura nas demais cidades do Estado. E Santana também vai se tornar um grande produtor cultural”, disse Clícia Di Micelli, titular da Secult.
Santana é a penúltima rota da Caravana do Governo do Amapá (faltando apenas a capital amapaense), onde o Plano Estadual de Cultura também é discutido com as entidades públicas e privadas do município.
“Nossa Santana já tem um Plano Municipal de Cultura em discussão avançada há muito tempos, mas a presença dessa caravana nos fortalece novas idéias, e dessa forma contemplar e melhorar nossos fazedores de cultura dentro dessas políticas que estamos implementando”, explicou Djarde Queiroz, presidente da Fundação Municipal de Cultura de Santana (Sancult).
Ao final do evento, foram eleitos os delegados que irão representar as setoriais na Conferência Estadual de Cultura, que ocorrerá ainda este ano.
Comentários
Postar um comentário