Constelação Junina: 18 anos de história e contribuição para a cultura do Estado do Amapá

Fundado em 14 de fevereiro de 2007, o Grupo de Aproveitamento Folclórico Constelação Junina tem como foco o movimento junino, a quadrilha junina constitui-se de mais de 100 componentes, entre eles: dançarinos, comissão de apoio, diretores, artistas plásticos, estilistas, coreógrafos e etc. 

Fixado na segunda maior cidade amapaense (Santana) nos últimos 18 anos, o grupo desenvolve seus serviços artísticos em instituições de ensino, terreirões de rua, terreirões tradicionais, concursos individuais, e até mesmo no Festival Municipal oficial, realizado anualmente pela entidade Mojuns. 

No âmbito estadual, a Constelação Junina está filiada à Federação das Entidades Folclóricas do Amapá (FEFAP), onde sempre disputa o certame estadual. 

Nos últimos anos fez seu trabalho cultural na quadra junina, participando de eventos oficias das Ligas e Entidades juninas, além de apresentações em pré-forrozões e eventos na comunidade. 

Essa visibilidade do G.A.F Constelação Junina permitiu a valorização e a consequente profissionalização de seus artistas e da comunidade envolvida. 

Mobilizações e projetos 
A marca Constelação Junina também alcança seu público através das suas páginas oficiais do Facebook, Instagram e Youtube, alcançando projeções de visualização a nível nacional e internacional, além dos eventos para arrecadação financeira como bingos e promoções sociais e culturais. 

Em 2021 realizou dois grandes projetos (Oficina de Dança Popular e Prêmio Balão de Ouro), em 2024 realizou a 2 edição do Projeto Prêmio Balão de Ouro. O Grupo já foi contemplado em vários editais de cultura: Prêmio Promotor Mauro Guilherme (Lei Aldir Blanc), Edital Live Santana Cultural, Edital Maré Cheia e Edital Latitude Zero. 

Em 2024 participou de toda a programação e eventos da quadra junina municipal e estadual, este ano já começou os preparativos para o São João 2025. 

Sua atual diretoria está assim constituída: 

Presidente: Cleydson Silva 
Miss Caipira: Aila Caroline 
Mister: Hugo Nunes 
Coreógrafos: Cleber Wanderley, Bruno Dias, Diego Moraes e Hugo Nunes 
Consultor Temático Cleber Wanderley 
Estilista e Costureira: Marcione Silva

Comentários