“Ter aulas de redação foi o grande diferencial”, diz aluna de Santana com 980 pontos no Enem

Ter aulas específicas de redação foi fundamental para Vanessa Costa de Souza, 17 anos, alcançar 980 pontos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no Amapá. A aluna estuda desde 2022 na Escola Estadual Professor Francisco Walcy Lobato Lima, em Santana. 

Em todo estado, apenas 15 candidatos alcançaram os 980 pontos na redação, sendo dois de escolas públicas, segundo o Ministério da Educação (MEC). 

“Estudei todo o Ensino Médio na Escola Walcy, onde meu sonho de cursar psicologia começou a se tornar realidade. Ter aulas de redação foi, sem dúvida, o grande diferencial dessa jornada. Nunca fiz cursinhos externos. Eu me dedicava integralmente às aulas, anotava cada detalhe, fazia todas as redações propostas no mês e aproveitava cada oportunidade oferecida pela escola”, descreveu a aluna. 

A professora de redação da escola, Francisca Farias, destacou a instalação da Sala de Leitura na instituição, o que tem contribuído para os estudantes que se preparam para a prova anualmente. 

“A sala tem sido o berço de um sonho que, com dedicação e trabalho árduo, tornou-se realidade: o Projeto Redação Protagonista. Hoje, esse projeto integra o currículo de todos os alunos concluintes e tem sido fundamental para os excelentes resultados obtidos na redação do Enem”, informou a professora. 

De acordo com a professora, os alunos têm duas aulas práticas de redação por semana, além de simulados periódicos com questões modelo Enem, todas elaboradas pelos professores da escola. 

Outra estudante de escola pública que teve 980 pontos foi a Jaqueline Tainara, de 18 anos. A egressa da Escola Estadual Professor Gabriel de Almeida Café, em Macapá, conversou com a imprensa e falou sobre a rotina de estudos. 

O exame é a porta de entrada para alunos do ensino médio em universidades públicas no Brasil. A prova é composta por 180 questões e uma redação. O resultado do Enem está disponível para consulta na Página do Participante. 

Em 2024, o tema da redação na aplicação regular foi 'desafios para a valorização da herança africana no Brasil'.

*Informações postadas no site do G-1 Amapá.

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