Desde a semana passada que dezenas de pessoas estão procurando as delegacias de polícia, denunciando golpes que sofreram durante o recebimento do pagamento do benefício do Bolsa Família.
Somente na cidade de Santana (AP) já se relatam mais de 40 casos nos últimos dias, na qual muitas dessas beneficiárias contaram (pelas redes sociais) que o valor de seus benefícios foram transferidos de maneira indevida das suas contas.
Segundo informações, as vítimas, usuárias da conta digital Caixa Tem, perceberam que o dinheiro do benefício foi retirado de suas contas, passando por um tipo de processo de transferência de valores (na maioria dos relatos, através de via Pix).
Uma das vítimas relata que deveria receber R$ 760 e que quando foi retirar o benefício o saldo estavado zerado. Além disso, outros beneficiários também relataram problemas semelhantes.
Uma das vítimas afetadas, contou que, ao tentar transferir o dinheiro, descobriu que o campo de pagamento via Pix estava preenchido com o nome de uma pessoa desconhecida.
Todas as vítimas são de baixa renda, uma vez que o Bolsa Família é um programa de transferência de renda voltado para famílias em situação de vulnerabilidade.
Nota da CAIXA
A Caixa Econômica Federal emitiu uma nota ao blog, esclarecendo que, em caso de movimentação não reconhecida pelo cliente, é possível realizar pedido de contestação em uma das agências, portando CPF e documento de identificação.
As contestações são analisadas, de forma individualizada e considerando os detalhes de cada caso e, para os casos considerados procedentes, o valor é ressarcido ao cliente.
Destacamos, os cuidados a serem tomados:
- A CAIXA não envia SMS com link e só envia e-mails se o cliente autorizar.
- Não forneça senhas ou outros dados de acesso em outros sites ou aplicativos.
- O cliente deve estar sempre atento a qualquer atividade e situação não usual e, principalmente, não clicar em links recebidos por SMS, WhatsApp ou redes sociais para acesso a contas e valores a receber.
- Desconfie de informações sensacionalistas e de “oportunidades imperdíveis”.
- Links suspeitos podem levar à instalação de programas espiões, que podem ficar ocultos no celular ou computador, coletando informações de navegação e dados do usuário.
- Utilizar sempre navegadores e softwares de antivírus atualizados.
- A CAIXA jamais pede senha e assinatura eletrônica numa mesma página, sendo a assinatura digitada somente por meio da imagem do teclado virtual.
- Senhas e cartões são pessoais e intransferíveis. Senhas bancárias não devem estar disponíveis em aparelhos celulares ou computadores.
- A CAIXA não realiza ligações telefônicas solicitando a instalação de aplicativos e orienta seus clientes que não insiram usuário ou senha de acesso em sites e aplicativos que não sejam desenvolvidos pela CAIXA. É importante observar que todos os aplicativos da CAIXA disponíveis nas lojas do sistema Android, iOS e Windows Phone possuem como desenvolvedor a Caixa Econômica Federal.
A CAIXA informa que atua conjuntamente com os órgãos de segurança pública nas investigações e operações que combatem fraudes e golpes e as informações de suspeitas de fraudes e golpes são consideradas sigilosas e repassadas exclusivamente à Polícia Federal e demais órgãos competentes, para análise e investigação.
O banco ressalta ainda que monitora ininterruptamente seus produtos, serviços e transações bancárias para identificar e investigar casos suspeitos.
Mais informações e orientações de segurança estão disponíveis no portal: www.caixa.gov.br/seguranca.
Comentários
Postar um comentário