Polícia Civil promove em Santana ação de combate a violência contra a pessoa idosa

Na última sexta-feira (25), a Polícia Civil do Estado do Amapá, por meio do Ciosp Santana, promoveu a ação “Reconhecer, Respeitar e Proteger a Dignidade da Pessoa Idosa”

O evento, que aconteceu no auditório do Ciosp Santana, teve o objetivo de divulgar informações sobre o Estatuto do Idoso, bem como as formas de combater a violência contra a pessoa idosa e de denunciar. 

A delegada Luiza Maia, coordenadora do Ciosp Santana, informou que, nos cinco primeiros meses de 2023, o estado do Amapá registrou mais de 300 casos de violência contra idosos, por meio do Disque 100, canal do Governo Federal criado para atender denúncias de violações contra os direitos humanos. 

“Sentimos a necessidade de realizar essa ação no município de Santana, voltada para a ‘melhor idade’, a pessoa idosa, que está extremamente vulnerável aos maus-tratos, à violência psicológica, física e patrimonial. Hoje, estamos fazendo uma ação preventiva para que a pessoa idosa saiba como pedir socorro e denunciar. A Polícia Civil e os outros órgãos públicos estarão unidos na proteção dos direitos da pessoa idosa, bem como na responsabilização daqueles que venham a infrigir esses direitos”, disse a delegada. 

A ação contou com a participação, como palestrantes, do advogado Ademar Bandeira, da psicóloga Kelly Palheta e da assistente social Rosilene Brandão. Durante todo o evento, teve também a participação de intérpretes de libras. 

Estiveram presentes no evento, a secretária adjunta de Assistência de Santana, Cintia Bandeira; a vereadora de Santana, Carmen Queiroz; a dra. Izamara Souza, da Promotoria da Cidadania de Santana, o defensor público Eduardo Vaz; o coordenador do programa Profid/Unifap, professor Melque Lima. 

A ação contou com o apoio dos grupos: Vida Feliz, Agita Santana e Casa da Amizade do Rotary Club, Centro do Idoso, Coordenação de Políticas Públicas para a Pessoa Idosa e Profid/Unifap.

Comentários