Ifap: Voluntários do Campus Santana darão aulas preparatórias para o Enem

O Campus Santana do Instituto Federa do Amapá (Ifap) vai realizar pelo 6º ano o projeto Ifap Aberto, que consiste em oferecer curso preparatório para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), as aulas são gratuitas e destinadas ao público estudantil interno e externo. 

Os interessados devem se inscrever a partir desta quarta-feira, 23/8, na plataforma do Ifap eventos.ifap.edu.br, estão sendo ofertadas 120 vagas com previsão de início das aulas em 29 de agosto. As provas do Enem deste ano acontecerão dias 5 e 12 de novembro. 

O cursinho popular Ifap Aberto funcionará em dois dias na semana, às terças e quintas-feiras, no horário de 14h às 17h30 até o dia a 9 de novembro de 2023. Os alunos terão revisões gerais de todas as áreas de conhecimento, com foco na resolução de questões dos temas que mais são objeto do cobrança no Enem. 

Podem participar do projeto alunos do 3º ano do ensino médio Integral Integrado do Campus Santana e do 3° ano de escolas externas, num total de 120 vagas sendo 90 para o público interno e 30 para o externo.

O projeto de extensão visa a preparação e o desenvolvimento de competências para resolução de questões do Enem 2023 com a finalidade de contribui para o acesso à formação de nível superior de concluintes do ensino médio da rede pública do Amapá, de forma especial do município de Santana. 

As aulas serão ministradas por professores voluntários do corpo docente e técnico administrativo do Ifap de Santana e convidados. 

O cursinho aberto nasceu em função da dificuldade da escola pública de preparar de forma específica para o Enem e pelo fato da maior parte dos cursinhos preparatórios serem pagos, excluindo com isso os alunos da escola pública, que em sua maioria possuem baixo poder aquisitivo. 

A coordenação do cursinho popular é do professor Geovane Santos, que conta com a vice-coordenação dos técnicos em assuntos educacionais Josefer Neves e Bruno Oliveira. 

Enem 
O Enem é destinado a estudantes que já concluíram o ensino médio e que desejam entrar na universidade. 

Com as notas no Exame Nacional é possível ingressar no ensino superior no ano seguinte por meio de programas do Ministério da Educação (MEC), como o SiSu - Sistema Único de Seleção Unificada, que dá acesso a universidades públicas. As inscrições para o Enem 2023 aconteceram no período de 5 a 16 de junho.

Comentários