Durante posse de conselheiro, Prefeito Bala destaca apoio e valorização da cultura santanense em sua gestão

“Tivemos uma perspectiva positiva que nos mostrou um resultado mais superior do que esperávamos dos últimos eventos coordenados pela prefeitura, isso nos mostra que estamos indo no caminho certo”, disse o prefeito de Santana Bala Rocha durante a longa reunião em que participou com os membros do Conselho de Políticas Culturais da cidade (CMPC). 

A reunião aconteceu na manhã desta quinta-feira (24) no gabinete da prefeitura, onde também contou com a presença da presidente da Fundação de Cultura de Santana (Sancult) Elaine Araújo, assim como titulares e suplentes do conselho realizador. 

Bala comentou sobre os recentes eventos culturais que tiveram grande apoio do poder público, na qual destacou a importância que a gestão vem dando junto aos trabalhos dos artistas locais. 

“O Santana Verão levou várias atrações locais para as praças da cidade a custo positivo para o município, e vimos que nossos artistas estão bem valorizados nesses projetos”, destacou o prefeito. 

Posse de conselheiro 
Na ocasião, Bala Rocha assinou o termo de posse do novo conselheiro de Políticas Culturais de Santana Jonas Carvalho, na qual representa a classe artística de músicos locais. 

“Tenho a dar o meu melhor para o segmento cultural da minha cidade”, disse o novo conselheiro empossado. 

A posse de Jonas segue um rito determinado após o falecimento do ativista Roberto Guedes (ocorrido no último dia 07 de julho), na qual o saudoso profissional atuava como conselheiro-indicado e presidente do CMPC de Santana. 

Eventos futuros 
Além de demandas e opiniões ouvidas durante a reunião, (todas relacionadas à cultura), Bala aproveitou para tratar da Conferência Municipal de Cultura, das Oitivas Culturais (pendentes e já realizadas), a Live-2 e dos recursos ligados à Lei de incentivo Paulo Gustavo. 

“Precisamos agilizar alguns pontos para que esses incentivos sejam liberados de forma transparente e correta. O dinheiro já tá conta da prefeitura, mas é necessário um plano conjunto que mostre que estamos favorecendo todas as classes de artistas do município”, explicou Bala. 

Eventos anuais como ‘Viva Santana’ foram citados pelo prefeito como fontes geradoras para vários segmentos da cultura santanense, além de outros eventos que também serão realizados nos próximos meses. 

“Já seguimos um calendário tradicional de eventos, mas também faremos uma ‘Virada Cultural’ que será de três dias com diversas atrações e com feiras de vendas de artesanato, para mostrar mais valor em nossas raízes”, enfatizou. 

Novo presidente 
Ao final, o prefeito presenciou a aclamação do atual conselheiro Benedito Ferreira que vai presidir o CMPC para o biênio 2023-2025, desejando sucesso coletivo aos demais membros e colocando o poder público à disposição para qualquer tratativa necessária. 

“É um prazer enorme estarmos assumindo a presidência do CMPC, onde já tem vindo um trabalho vasto desde o nosso saudoso Roberto Guedes, em prol do movimento, de todos os segmentos”, reconhece Benedito.

Comentários