Centro de Especialidades Odontológicas disponibiliza um novo serviço para a população em Santana

Desde a última sexta feira (16), a Prefeitura de Santana, através do Centro de Especialidades Odontológicas – CEO passou a ofertar um novo atendimento para as pessoas com necessidades especiais. 

Considerando a importância do Setembro Verde, que tem como objetivo a conscientização sobre a importância do desenvolvimento de meios de inclusão das pessoas com deficiência na sociedade, a gestão segue avançando com a ampliação no atendimento de saúde bucal do município. 

O coordenador de Saúde Bucal, Ricardo Lima, fala do processo de ampliação do atendimento na rede municipal: 

“Sabemos que muitos pacientes com necessidades especiais tendem a ser mais vulneráveis a doenças bucais, justamente pela questão do seu comprometimento físico e mental. Por esse motivo, foi detectada a necessidade de ter um atendimento especializado, de maior qualidade, com um profissional especializado, voltado para esse publico, não somente para realizar atendimento laboratorial, mas também com a orientação para os pais e cuidadores, para que se possa ter uma higiene bucal de maneira correta”, esclarece. 

Existem atendimentos odontológicos em todas as Unidades Básicas e Policlínicas que, primeiramente, realizam a escuta inicial desses pacientes, realizando atendimentos mais simples de prevenção como limpeza, aplicação de flúor e raspagem. 

Se for necessário um serviço mais especializado, o paciente é encaminhado para o Centro de Especialidades Odontológicas para a realização de curativos, restauração e até mesmo o atendimento emergencial com extração, tratamento de canal e, agora, o atendimento para as pessoas com necessidades especiais. 

A Dentista especialista em pacientes com necessidades especiais, Jessica Oliveira, fala da necessidade do avanço que o município terá com esse atendimento a pacientes autistas, com paralisia cerebral, deficiência intelectual, síndrome de down e outras necessidades especiais: 

“Ter esse cuidado é importantíssimo para eles, pois a acessibilidade a esse tratamento é difícil, tanto em âmbito particular quanto na rede pública. Muitos deles fazem muitas terapias e são acompanhados por multiprofissionais, mas a parte odontológica em si tem uma carência muito grande de profissionais especializados na área. Então, eu acredito que, com esse atendimento, nós vamos abranger muitas crianças e ajudar muitas famílias”, disse. 

Para receber esse atendimento especializado é necessário ter um encaminhamento que pode ser dado por um dentista clínico geral em qualquer Unidade Básica de Saúde ou Policlínica, alem de documentos como a carteira de identidade, cartão do SUS e comprovante de residência. 

“É importante fortalecer essa rede integral, que começa na Atenção Primária à Saúde, que são as nossas Unidades Básicas, afinal são elas que irão referenciar esses pacientes para o Centro de Especialidades Odontológicas, que já está preparado para receber esses pacientes”, disse a secretária municipal de Saúde, Ithiara Madureira. 

O Centro de Especialidades Odontológicas fica localizado na Avenida 7 de Setembro, no bairro Central. 

Os dias de marcação são de segunda a sexta-feira, no horário das 08h às 10h, e os atendimentos são realizados nas segundas e sextas-feiras.

Comentários