Hospital Estadual de Santana ativa novo centro cirúrgico para procedimentos eletivos

O Hospital Estadual de Santana (HES) ativou um novo centro cirúrgico e, agora, passa a ofertar cirurgias não consideradas emergenciais. 

Com o novo espaço, poderão ser realizadas cirurgias eletivas gerais, obstétricas e pediátricas como: colecistectomia (retirada da vesícula), hernioplastia (correção da hernia), exérese de cisto, lipomas, histerectomia de urgência, gravidez ectópica, cisto de ovário roto, entre outros. 

O novo espaço também poderá dar maior suporte nos casos de emergências que precisam de intervenção cirúrgica. 

A ativação da sala foi viabilizada por uma estratégia da Secretaria de Estado de Saúde (Sesa) que remanejou materiais para equipar o centro cirúrgico do HES, otimizando a rede de assistência ao paciente. 

O secretário de Saúde, Juan Mendes, explicou que, por meio de visitas às unidades estaduais de saúde, foi possível conversar com a equipe do HES e operacionalizar a ativação da sala. 

“A abertura desse espaço significa dobrar a capacidade de cirurgias em Santana, conseguimos isso com a reorganização e redimensionamento de equipamentos da nossa rede sem prejuízo em outras unidades”, disse. 

O HES é a referência em atendimentos de média e alta complexidade no município de Santana, realizando atendimentos de urgência e emergência, pediatria, obstetrícia e neonatologia.

Comentários