Candidatos a prefeito e vereadores saem às ruas de Santana neste domingo (27)

A campanha para as eleições municipais de 2020 começou neste domingo (27), conforme calendário da Justiça Eleitoral, alterado devido à pandemia do novo coronavírus. 
 
Na segunda maior cidade amapaense, vários grupos políticos já foram vistos pelas ruas de diversos bairros. 
 
O blog Santana Do Amapá acompanhou um desses movimentos que iniciou neste domingo (27) uma corrida eleitoral ao pleito deste ano, na qual vimos o candidato Bala Rocha, do Partido Progressista (PP), já mobilizando em ações por vias na área portuária de Santana.
 
Seguindo as determinações de restrição e limitações do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), os militantes e simpatizantes do candidato mantinham dentro dos limites, seguindo logo depois em carreata por algumas avenidas, rumo ao bairro Paraíso, área norte da cidade. 
 
Com trio elétrico que enfileirava dezenas de carros e motocicletas, o Pra Frente Santana – que coordena a campanha do referido candidato à prefeitura local – percorreu os bairros Centro, Fonte Nova, Área Portuária, Paraíso e Nova Brasília, levando consigo suas ideias e propostas sociopolíticas. 
 
“Seguimos todas as recomendações das autoridades e respeitamos os limites permitidos para evitar aglomerações e aumentar os casos da doença”, explicou um dos coordenadores do movimento Pra Frente Santana ao blog. 
 
Além do próprio candidato a prefeito que usou da palavra oficial durante algumas paradas do trio pelo percurso, também houve a apresentação dos candidatos a vereadores da citada coligação. 
 
Calendário Eleitoral 
De acordo com o texto da Emenda Constitucional nº 107/2020, desde o dia 11 de agosto os programas televisivos ou de rádio apresentados ou comentados pelos pré-candidatos estão proibidos. O pré-candidato pode anunciar a possibilidade de candidatura e falar sobre propostas, desde que não tenha o pedido explícito de voto. 
 
O período indicado pela legislação para a realização das convenções partidárias e a escolha dos representantes de cada partido ocorreu entre 31 de agosto a 16 de setembro, com a possibilidade de realização de forma virtual. 
 
A data das eleições municipais está marcada para 15 de novembro do corrente ano. Se houver segundo turno, que ocorre apenas em cidades com mais de 200 mil eleitores, o pleito será em 29 de novembro. 
 
No entanto, podem ter datas adiadas se o município ainda tiver alto índice de transmissão da Covid-19, com a ressalva de que o Pleito deve ocorrer ainda este ano, não podendo ser transferido para o ano seguinte.

Comentários