Aliança e Cristal: Dois campeões esquecidos da história do Amapazão

Aliança: Campeão amapaense de 1998
Quando falamos de Campeonato Amapaense de Futebol vários clubes são lembrados, por sua tradição, conquistas e por estarem nos últimos anos em atividade, principalmente na era profissional. 

Mas, dois clubes são invariavelmente esquecidos, Aliança e Cristal, que contam com um título cada do Amapazão. 

Com a coincidência de terem sido fundados no mesmo dia (15 de novembro), mas em épocas diferente, Cristal em 1969 e Aliança em 1995, ambos viveram seus momentos de glória em décadas distintas. 

Aliança, surpresa dos anos 1990 
O Aliança, clube do município de Santana, teve seu grande momento no final dos anos noventa quando levantou a taça de campeão em 1998 e ficou com o vice-campeonato em 1999, a curiosidade das duas conquistas está no tempo de existência do clube, tudo aconteceu três anos depois de ter sido fundado em 1995. 

No ano da conquista histórica, o Aliança teve como adversários as equipes do Ypiranga, Santos-AP, São Paulo-AP, Amapá e Independente. O triunfo veio em uma campanha brilhante na fase de classificação e depois no triangular final, onde venceu o Ypiranga, por 2x0 e empatou com o Amapá, por 1x1. 

As boas campanhas porém, não foram suficientes para manter o time em atividade e disputando a competição, deixando de fazer parte do Amapazão desde 1999. 

Cristal, surpresa dos anos 2000 
O Cristal, time de Macapá, foi umas das grandes sensações dos campeonatos no fim dos anos 2000, quando ficou com o vice-campeonato em 2007 e conquistando o título em 2008. 

No ano do título a equipe disputou uma das mais disputadas edições do Amapazão que teve a participação recorde de 10 clubes, além do Cristal estavam na competição Amapá, Independente, Macapá, Mazagão, Santos-AP, São José, São Paulo-AP, Trem e Ypiranga. 

Apostando numa defesa forte que foi a melhor do campeonato, o Cristal desbancou o Trem, favorito daquele ano, nas semifinais, vencendo por 1x0 e depois passou pelo São José, numa decisão emocionante definida apenas nos pênaltis, por 4x2, após empate no tempo normal por 0x0. 

Apesar da conquista o Cristal assim como o Aliança, deixou de participar do campeonato dois anos depois, retornando em 2011 para sua última aparição na competição, que hoje já dura nove anos. 

Atualmente Aliança e Cristal estão licenciados da Federação Amapaense de Futebol (FAF) e sem previsão de retorno as competições do futebol profissional no Estado.

Informações postadas no G-1 Amapá

Comentários