A empregada doméstica que dá aulas gratuitas de flauta para crianças de baixa renda em Santana

Há cerca de dois anos, o pátio da casa de Ivanilda Leal, em Santana, se transforma em uma sala de aula para abrigar os ‘Amigos da Flauta Doce’ – cerca de 37 crianças e adolescentes entre 5 e 16 anos de idade. 

Ela e suas irmãs Ivana e Ivanilce Leal, promovem o aprendizado da música, e com ele, ajudam a proteger a infância e a juventude de seus alunos de problemas sociais, como a violência e as drogas. 

As aulas são ministradas de segunda à sexta-feira, pela manhã e tarde, por Ivana e um de seus sobrinhos. O projeto alcança os moradores do bairro Fonte Nova e adjacências. 

Além disso, a iniciativa também abriga a banda de música Frei Mil Dias, formada pelos alunos de flauta doce, em homenagem ao Frei Já Ilson, ex-pároco da igreja São Pio, líder religioso que incentivou o projeto. O grupo se apresenta em diversos eventos em Santana.

“Nosso bairro é um pouco violento e a gente mantém nossas crianças longe disso, ocupadas com a música para eles não fazerem coisa errada na vida. E tem sido muito gratificante ver eles tocando. É o meu maior orgulho! Muitos deles também já melhoraram na escola e no comportamento em geral”, afirmou Ivana, entusiasmada. 

Apesar do importante trabalho na comunidade, o projeto sempre enfrentou dificuldades financeiras e estruturais. Para vencer essas barreiras, além de trabalhar como empregada doméstica, Ivana vende chopp de frutas para pagar a impressão das partituras das músicas usadas. 

Ainda assim, lhes faltam as estantes para apoiar o material para leitura durante a execução; sem eles, a desenvoltura musical das crianças fica comprometida. 

Para isso, as irmãs Leal pedem doações para que as aulas sejam feitas com uma estrutura melhor. A iniciativa também é aberta à toda e qualquer ajuda. 

“O nosso projeto precisa de muitas coisas, mas nossa prioridade agora são as estantes para partituras. É muito ruim para as crianças tocarem sem elas, pois é preciso se guiar com o papel apoiado nas coxas ou em cadeiras. Se cada pessoa puder doar um pouco que seja, já ajuda muito”, pede Ivana.

Contato
Telefones: (96) 99102-9415 / 99163-2626 / 98402-6692.

Endereço:
Rua João Leite Coutinho, 705, esquina com Avenida José de Anchieta, no bairro Fonte Nova, em Santana.

Matéria originalmente postada no site Bem Tucuju.

Comentários