Investimentos e Financiamentos para o Porto de Santana são tratados em audiência pública

O Ministério Público do Amapá (MP-AP), por meio do titular da Promotoria de Defesa do Meio Ambiente, Conflitos Agrários, Habitação e Urbanismo de Santana, promotor de Justiça Adilson Garcia, participou, na última quinta-feira (26), de Audiência Pública para debater Investimentos e Financiamentos para o Porto de Santana. A audiência aconteceu na Câmara Municipal de Santana. 

O objetivo foi debater a importância de investimentos para o Porto de Santana, o principal do Amapá e um dos maiores da região Norte do país, visando melhorias e ampliação do porto. 

A Audiência foi realizada pela Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados, por requerimento do deputado Federal Camilo Capiberibe (PSB-AP). 

O promotor de Justiça Adilson Garcia participou do debate e evidenciou a necessidade de uma logística para desenvolvimento da mineração e do agronegócio no estado, por meio de investimentos no porto e na ferrovia que liga o interior do estado ao porto, possibilitando a escoação de produtos. 

“Sem logística não há como retirar os minérios do estado. É importante melhorar também as ferrovias. O único modo para exportar e importar produtos e outros bens de consumo é através do canal fluvial, portanto, nós precisamos de investimentos para o Porto de Santana. Atualmente não temos um terminal hidroviário de passageiros ou de cargas que seja compatível e que atenda às nossas necessidades”. 

Ainda segundo ele, “para que possamos não só exportar os nossos produtos, mas também ser um entreposto para os produtos que vêm de outras partes da região norte e do centro-oeste, para mandar não só para o Brasil, mas também para outras partes do mundo, a iniciativa da bancada federal em Santana é imprescindível, por isso a promotoria do meio ambiente de Santana incentiva essas práticas”, pontuou o promotor. 

Para o deputado Camilo Capiberibe, a ideia da audiência é buscar informações para serem apresentados durante a reunião da Bancada Federal. 

“Na segunda reunião nós conseguimos incluir o Porto entre as prioridades da bancada e vamos lutar para destinar emenda de bancada para fazermos os projetos e buscar investimentos para ampliar e modernizar o Porto de Santana. Mas, para isso, é importante a união da classe política, sem distinção de bandeira partidária”, concluiu o parlamentar.

Estiveram presentes na Audiência Pública vereadores de Santana, imprensa e sociedade civil organizada, a deputada estadual Cristina Almeida, e o diretor presidente da Companhia Docas de Santana, Glauco Cei.

Comentários