![]() |
Embarque das locomotivas nos EUA |
A foto acima foi registrada no Porto suburbano de Leatron, em Nova York (EUA), na manhã do dia 11 de março de 1955, onde teve a presença do Dr.º Augusto Trajano Antunes (diretor-presidente da ICOMI), Mr. Hummel (US Sttel) e Sr.º Lerry James (representante da General Motors-GM, empresa que fabricou as três primeiras locomotivas que foram vendidas para a ICOMI, em contrato firmado em 1954).
Essas locomotivas eram tipo diesel-elétricas SW de 1200HP, projetadas por engenheiros-ferroviários da Electro-Motive Division, setor vinculado à multinacional G.M.
![]() |
Chegada das locomotivas a Porto de Santana |
A chegada dessas locomotivas foram registradas por um repórter da revista nacional “Ferroviária”, que tirou diversas fotos do momento do desembarque no cais da ICOMI, na qual seriam depois publicadas na edição de novembro dessa revista, com direito até mesmo a uma extensa reportagem falando das nossas riquezas minerais e das intenções econômicas da mineradora no então Território Federal do Amapá.
Vale ressaltar que o Mormacwan foi o primeiro cargueiro, da linha de transatlânticos estrangeiros, a ancorar no “píer” de Santana, onde também veio trazendo mais de 1.500 toneladas de material destinado à construção da ferrovia Santana-Serra do Navio (entre vigas, dormentes e placas sinalizadoras).
oi a foto do desembarque da locomotiva, teria em melhor qualidade? ou outras fotos historicas? para o livro portos da américa do sul e marinha do brasil---flavio@fotoimagem.com
ResponderExcluir