![]() |
Programa formou mais de 80 mil jovens no Amapá |
A Polícia Militar do Amapá, através da Divisão de Ensino e Projetos Sociais (DEPS) do 4º Batalhão da PM, localizado no município de Santana, promoveu na manhã desta sexta-feira (27), a solenidade de encerramento do ano letivo de 2015 do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD) na segunda maior cidade do Amapá.
O evento ocorreu no Ginásio Poliesportivo de Santana, contando com a presença de diversas autoridades políticas e sociais, como: a Coronel PM Palmira (diretora de Ação Social e Cidadania-DASC da PM), o Tenente-Coronel Aldinei (Comandante do 4º BPM), vereador Jailson Matos (representando o legislativo santanense) e a Professora Maria José Almeida (representando a Secretaria Municipal de Educação de Santana).
Na ocasião, alunos de diversas escolas de Santana (da rede de ensino estadual e municipal), que participam do programa, foram homenageados, recebendo medalhas e certificados, por terem participado do concurso de redação, promovido pelo PROERD, que teve como tema “Como ter uma vida saudável e sem drogas”, sendo que, o 1º e o 2º colocados receberam bicicletas como prêmios.
Proerd
O Proerd existe há mais de vinte anos e está instituído em mais de 58 países e em todos os Estados brasileiros. No Amapá o Programa existe desde 2002 e já formou mais de 80 mil crianças e adolescentes na faixa etária de 9 a 15 anos. Neste ano de 2015, foram 2.400 alunos atendidos, que estudam em 26 instituições de ensino da rede municipal e particular de Santana, com apoio de 06 instrutores indicados pela PM.
O Programa Educacional de Resistência às Drogas tem caráter social e preventivo, posto em prática por policiais militares devidamente selecionados e capacitados. A Polícia Militar utiliza métodos lúdicos que priorizam a moral, os bons costumes, a afetividade e a aplicabilidade do modelo de vida saudável, para auxiliar os estudantes a reconhecerem e resistirem às pressões diretas ou indiretas que os influenciam, a exemplo do uso de álcool, cigarro e outras drogas, que em geral resultam em comportamento agressivo.
Segundo a professora Maria José, representando a pasta executiva da educação de Santana, o programa vem contribuindo enfaticamente na formação moral de futuros cidadãos.
“Esse trabalho tem deixado bons frutos para dezenas de jovens que farão jus ao aprendizado que estão adquirindo”, reconheceu a professora, durante a solenidade de encerramento, no Ginásio de Santana.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirComo Policial do Proerd que sou, tenho orgulho de terminar nosso ano letivo com todo este brilho, é gratificante ver nossas crianças longe das drogas e da violência.
ResponderExcluir