Iniciou ontem (27/09) a programação oficial do Círio de Nossa Senhora de Nazaré, no município de Santana, que este completa cinco décadas de tradições, peregrinações, ladainhas, procissões e arraial.
Segundo a coordenação do evento, a tradicional procissão da Imagem Santa seguirá neste final de semana, deixando a Paróquia de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, no bairro dos Remédios, seguindo em caminhada até a Paróquia de Nossa Senhora de Fátima, no Centro da cidade.
“Acredito que mais de 30 mil pessoas estarão participando dessa procissão”, calcula o padre Cláudio Gomes, que coordena o evento.
De acordo com o padre, o Círio em Santana é anualmente realizado 3º domingo do mês de outubro, para não coincidir com a mesma data realizada em Macapá e em Belém (PA), ou seja, no 2º domingo de outubro.
![]() |
Círio de Nazaré em Santana completa 50 anos |
Porém, este ano, as festividades tiveram início no dia 27 de setembro (ontem) com uma Santa Missa Solene na Igreja Matriz de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, continuando com a programação até o final de semana.
Círio em sua 50ª edição
O primeiro Círio realizado em Santana aconteceu na manhã do 09 de outubro de 1965, contando com a participação de moradores dos dois maiores núcleos urbanos que existiam na época: Vila Maia e Vila Amazonas (esta mantida por funcionários da ICOMI).
Na ocasião, ocorreu o translado da Imagem da Virgem de Nazaré, saindo na pequena Paróquia de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, sendo levada em caminhada até a igreja de Nossa Senhora de Fátima (na Vila Maia). Naquele mesmo dia, à noite, também aconteceu o 1º arraial nas duas vilas.
Somente a partir do ano seguinte (1966) que o evento passou a ter maior atenção da Prelazia de Macapá, sob o comando do Dom José Maritano, que concedeu uma imagem nova para os devotos santanenses.
Comentários
Postar um comentário