Vários cruzamentos de Santana já sofrem com os "horários de pico" de carros e motos. |
Especialistas do trânsito apontam que os horários da manhã e do início da noite são os “picos” mais movimentados pela população, em virtude da entrada no local de trabalho e para o retorno às suas residências.
“Tem pessoas que se preocupam com o horário de entrada no trabalho e com o deslocamento para a faculdade, que geralmente é atribuída para o horário da noite. É nesses horários que o trânsito se torna engarrafado”, explicou o agente de trânsito Geraldo Bentes.
O agente ainda comentou que a falta de uma política direta voltada para essa área, acaba deixando com que o tráfego público continue se alarmando. “Como aqui no Amapá ainda não existe um setor que desenvolva uma engenharia de trânsito adequada, a situação do trânsito só vai piorando”.
Melhorias
Apesar de não haver um plano fixo para o setor – como afirmou acima o agente de trânsito Geraldo Bentes – diversos trabalhos de melhorias são constantemente realizados pelos órgãos estaduais e municipais de trânsito no Amapá.
Um exemplo é o que vem sendo semanalmente aplicados por fiscais e agentes da Superintendência de Transport e Trânsito de Santana (STTrans), que buscam melhorar os serviços de sinalização vertical e horizontal do município, assim como também realizam campanhas educacionais em escolas públicas e instituições diversificadas, todos com o propósito de alertar para os cuidados com o trânsito amapaense.
“Estamos agora apenas aguardando uma posição da Companhia de Trânsito de Macapá (CTMac) para implantar os novos semáforos na cidade de Santana como forma de controlar o trânsito da cidade”, disse Alexandre Soares, diretor de tráfego da STTrans, sobre a instalação imediata de pelo menos cinco (05) semáforos em locais estratégicos da cidade.
“Tem pessoas que se preocupam com o horário de entrada no trabalho e com o deslocamento para a faculdade, que geralmente é atribuída para o horário da noite. É nesses horários que o trânsito se torna engarrafado”, explicou o agente de trânsito Geraldo Bentes.
O agente ainda comentou que a falta de uma política direta voltada para essa área, acaba deixando com que o tráfego público continue se alarmando. “Como aqui no Amapá ainda não existe um setor que desenvolva uma engenharia de trânsito adequada, a situação do trânsito só vai piorando”.
Campanhas dos órgãos estaduais e municipais visam reduzir os índices de acidentes no trânsito |
Apesar de não haver um plano fixo para o setor – como afirmou acima o agente de trânsito Geraldo Bentes – diversos trabalhos de melhorias são constantemente realizados pelos órgãos estaduais e municipais de trânsito no Amapá.
Um exemplo é o que vem sendo semanalmente aplicados por fiscais e agentes da Superintendência de Transport e Trânsito de Santana (STTrans), que buscam melhorar os serviços de sinalização vertical e horizontal do município, assim como também realizam campanhas educacionais em escolas públicas e instituições diversificadas, todos com o propósito de alertar para os cuidados com o trânsito amapaense.
“Estamos agora apenas aguardando uma posição da Companhia de Trânsito de Macapá (CTMac) para implantar os novos semáforos na cidade de Santana como forma de controlar o trânsito da cidade”, disse Alexandre Soares, diretor de tráfego da STTrans, sobre a instalação imediata de pelo menos cinco (05) semáforos em locais estratégicos da cidade.
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