Deputado cobra fiscalização sobre pó de minério

Através de Requerimento, o de-putado Charles Marques (PSDC) solicita do governo do estado, via Secretaria do Meio Ambiente (Sema), que seja feita fiscalização referente à quantidade de minérios desperdiçados no trajeto do transporte para o porto. 

“A situação é preocupante. O minério é tóxico e está afetando a saúde dos comerciantes e comunidade geral”, adverte o parlamentar, informando que a quantidade de pó de minério existente no local é evidenciado pelo brilho que o produto produz e chama a atenção daqueles que transitam pela avenida. 

Na tentativa de amenizar o problema, a empresa mineradora está molhando a avenida diariamente para que o pó não se espalhe rapidamente. “A comunidade solicita soluções imediatas e eficazes com o objetivo de solucionar o problema”, destaca Charles Marques no Requerimento. 

Diariamente vários caminhões de empresas privadas trafegam carregados de minério pela Avenida Claudio Lúcio Monteiro, no bairro do Ambrósio, transportando manganês para o porto da Companhia Docas de Santana (CDS), onde está sendo embarcado para exportação. O transporte teve inicio após o acidente no porto da Anglo Ferrous Brazil, hoje Zamim Amapá, ocorrido em março de 2013 no município de Santana. O transporte é feito em caçambas que trafegam por várias ruas e avenidas, deixando um rastro de problemas.

Comentários