‘Novo Amapá’: Peça teatral lembra 39 anos do naufrágio com poesia e homenagens

Os 39 anos do maior naufrágio do estado serão lembrados com poesia e homenagens no espetáculo "Novo Amapá", que acontece no sábado (25), no Teatro das Bacabeiras, no Centro de Macapá. Por meio das encenações, a peça também relembra os heróis que prestaram socorro às vítimas. 

A peça, apresentada desde 2012, é baseada no texto "Triste Janeiro", do ator e dramaturgo Joca Monteiro. O elenco é composto por 7 atores locais. 

Para além da tragédia, o espetáculo aborda temas que vão desde a esperança até a influência da sociedade capitalista na vida do homem. 

A narrativa conta com influências da dança e do teatro corporal, além de apresentar músicas e projeções de vídeos durante os 45 minutos de espetáculo. A produção é da Companhia Supernova. 

Tragédia 
O naufrágio do Novo Amapá é um dos maiores ocorridos na Amazônia. A embarcação partiu de Santana, às 14h e naufragou por volta de 21h, do dia 6 de janeiro de 1981, após bater em um banco de areia no rio Cajari, próximo ao distrito de Monte Dourado, em Almeirim, no Pará, onde seria o destino final. 

A embarcação, segundo o inquérito marítimo nº 22.031, do Departamento Regional da Marinha no Pará, tinha 25 metros de comprimento com suporte para transportar no máximo 400 pessoas e meia tonelada de mercadoria. 

À época, a Capitania dos Portos havia registrado cerca de 150 passageiros, conforme lista cedida pelo despachante do barco. No entanto, o barco teria partido do porto de Santana com mais de 600 passageiros e quase uma tonelada de carga comercial, informou investigação à época. 

Serviço 
Espetáculo “Novo Amapá” 
Data: 25 de janeiro (sábado) 
Local: Teatro das Bacabeiras (Av. Cândido Mendes, entre as ruas Mário Cruz e General Gurjão) 
Hora: 20h Ingressos: R$ 10 (inteira); R$ 5 (meia) 
Classificação: Livre 
Informações: ‪(96) 99144-5442

Informações postadas no G-1 Amapá

Comentários