Amapaense é destaque na etapa nacional da Olimpíada Nacional de Eficiência Energética

A estudante Sthefany Xavier Custódio, da Escola Estadual Professor Afonso Arinos de Melo Franco, localizada em Santana, conquistou o 5º lugar nacional na Olimpíada Nacional de Eficiência Energética (ONEE) 2025, promovida pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) e coordenada pelo Instituto Abradee, com o apoio das distribuidoras de energia elétrica de todo o país. 

A conquista coloca o Amapá como o único estado entre as sete distribuidoras do Grupo Equatorial a alcançar colocação entre os melhores do país, ficando em 1º lugar entre as empresas. 

A ONEE reuniu, nesta edição, mais de 348 mil estudantes e 19 mil educadores em 7.400 escolas públicas e particulares, que participaram de atividades e provas sobre o uso eficiente e sustentável da energia elétrica. 

A conquista da estudante é resultado do trabalho desenvolvido em sala de aula e do engajamento das escolas amapaenses nas ações promovidas pela CEA Equatorial, que mobilizou alunos e professores em atividades e blitzes educativas realizadas em todo o estado. 

Para a executiva de Comunicação do Grupo Equatorial, Marcelle Nunes, o resultado reforça o compromisso da companhia com a educação e a eficiência energética. 

“Ver o Amapá se destacar nacionalmente em uma olimpíada que estimula o uso consciente da energia é motivo de muito orgulho para todos nós do Grupo. Essa conquista mostra o quanto nossos jovens estão engajados e o quanto a parceria entre as escolas e a Equatorial tem gerado frutos positivos”, destacou. 

O evento de entrega oficial da medalha de Sthefany e dos demais estudantes premiados da Escola Professor Afonso Arinos de Melo Franco está previsto para ocorrer no dia 26 de novembro, em Santana. 

ONEE 
Ao todo, 48 concessionárias de energia elétrica participaram da olimpíada, cobrindo todo o território nacional. 

As provas e desafios que compuseram a competição foram realizados entre 6 e 10 de outubro, abordando temas como consumo consciente, uso eficiente de recursos energéticos e o impacto ambiental da geração de energia.

Comentários