Após confirmação de caso de Covid-19, Lar Betânia volta a receber visita da SVS

A equipe de médicos da Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS) realizou na manhã desta quinta-feira (09), visita domiciliar na casa de acolhimento provisório Lar Betânia, localizada em Santana. A ação foi em parceria com a Secretaria de Saúde do município (Semsa). 

A ação faz parte do projeto “Casa a Casa”, da SVS, que visita pessoas infectadas por covid-19, acompanhando a evolução clínica dos pacientes, para evitar a transmissão do vírus para outras pessoas. 

A casa, que abriga meninas de 12 a 18 anos em situação de medida protetiva pelo Estado, conta hoje com 18 acolhidas. Na primeira ação, de testagem da SVS no Lar Betânia, em 5 de junho, foi detectado apenas um infectado. 

Os médicos consultaram 14 das 18 meninas acolhidas; foram realizadas aferições da temperatura corporal, saturação de oxigênio, frequência cardíaca e pressão arterial. Além da consulta, foi feita uma nova testagem, onde 8 deram negativo e 6 com IGG positivo, ou seja, quando a pessoa já criou anticorpos contra o vírus. 

Os testes realizados nesta ação foram cedidos pela Semsa. 

Para a freira Priscila Fernandes, uma das responsáveis pela casa, a testagem é muito importante para que haja um controle da saúde das meninas. 

“Esta ação nos ajuda muito, pois possibilita diagnosticar as meninas para terem um acompanhamento melhor, sabermos o que realmente está acontecendo. Se elas estiverem infectadas, vamos poder medicá-las e evitar um agravamento dos sintomas”, disse a irmã.

Comentários