Santana Clube é suspenso pelo TJD e pode ficar de fora das disputas no futebol amapaense

O Tribunal de Justiça Desportiva do Futebol do Amapá (TJD) suspendeu de todas as competições oficiais de futebol no estado as equipes do Trem, Santana e Ypiranga, que já confirmaram inscrição nos campeonatos Sub-17 e Amapazão 2020. 

A suspensão, informada no ofício 002/2020 ao Departamento Técnico da Federação Amapaense de Futebol (FAF) é em decorrência de dívidas dos clubes junto ao tribunal, por multas aplicadas como punições em julgamentos anteriores. 

No documento o TJD informa que, como os três clubes já se inscreveram para competições este ano a federação deve aplicar as penas descritas nos artigos 60 de 2019 e 61 de 2020 do Regulamento Geral das Competições regidas pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF). 

Ambos os artigos destacam: o clube disputante de competição que for suspenso pela Justiça Desportiva perderá por W.O., com escore de 3 a 0 (três a zero) em favor do adversário, as partidas que deveriam ser disputadas durante o período da suspensão e, decorrido o período, jogará normalmente as demais partidas-. 

Segundo o presidente do TJD, Artur Lobo, a decisão acontece quando vencem os prazos para os pagamentos das multas impostas aos clubes. 

"Sempre que clubes profissionais, ligas e não-profissionais, passam por esta situação o tribunal deve aplicar está punição de suspender de qualquer competição", disse o presidente. 

O vice-presidente da FAF, Netto Góes, informou que na próxima semana os clubes e o TJD vão se reunir para formalizar um acordo, e que as competições não devem sofrer qualquer alteração. 

"Ainda há tempo para a realização do Sub-17 e Profissional, e até lá os clubes devem resolver sua situação junto ao tribunal", enfatizou o dirigente. 

Apesar da punição parecer severa, os clubes podem procurar o tribunal para negociar as dívidas ou converter as penas, ficando aptos a participar dos campeonatos. 

Como aconteceu com o São Paulo-AP, que também estava suspenso e transformou sua punição em uma ação social onde irá estampar uma frase, sobre a importância de doar sangue, em seus uniformes nesta temporada.

Informações postadas no G-1 Amapá

Comentários