“Exemplo de mulher está no comando do secretariado Legislativo de Santana”

Alcilene é Secretária do Legislativo de Santana
Uma função que até pouco tempo se restringia à classe masculina, foi sendo aos poucos ocupada por mulheres que passaram a demonstrar claramente a sua dedicação profissional à frente do legislativo. 

Atentamente direcionado às atividades de quinze (15) vereadores, além de seus assessores e até das demais Comissões Legislativas, o papel do Secretário Geral da Câmara de Vereadores de Santana está mais além desses serviços de protocolar atas, despachar ofícios, relatórios, portarias, comunicados e outras informações de interesse dessa Casa de Leis. 

Sua presença não fica apenas nos convencionais horários diários de expediente – ou seja, de segunda a sexta das 8h da manhã até às 13h – mas sim, também de mostrar seu compromisso de atender o público interno e externo do local, sendo até mesmo o presente ‘esteio mantenedor’ que durante as sessões noturnas do legislativo, é quem providencia a entrega organizada de documentos e requerimentos dos edis. 

“Todos os dias aprendo algo novo”, disse Alcilene Magave, que responde desde junho de 2017 pela Secretaria do Legislativo da Câmara de Santana. 

Considerada a primeira mulher à frente desse cargo administrativo, Alcilene cumpre inúmeras tarefas técnicas e administrativas que a demonstram claramente a importante participação feminina nesta área político, quebrando assim vários tabus. 

Compromisso com o Legislativo 
Numa entrevista ao blog Santana do Amapá, a macapaense Alcilene Amaral Magave, de 44 anos de idade, é de uma tradicional família do Estado e contou que desde nova buscou conquistar seu espaço na vida profissional. 

“Sempre procurei alçar minhas metas, mesmo sabendo que desde nova existiria grandes desafios que poderiam me intimidar, mas nunca parei de lutar pelo que queria”, declarou.

Funcionária efetiva do quadro da Câmara de Vereadores de Santana desde 1996, é graduada em Rede de Computadores e se tornou a primeira mulher a assumir o cargo de secretária do Legislativo santanense. 

Sua indicação demonstra simultaneamente a mesma importância da primeira mulher que também está frente da presidência dessa Casa de Leis do municipal. 

“Desde que assumiu a presidência da Câmara, a vereadora Helena Lima veio demonstrando o seu interesse com a classe (feminina), não em reconhecer o profissionalismo das mulheres, como também valorizar os servidores dessa Casa. Minha atuação é prova disso”, disse Alcilene. 

Mas sua capacidade em lhe dar com os assuntos relacionados ao legislativo não se restringe apenas às determinações ditas nas sessões bissemanais: a secretária procura constantemente manter sua linha de informação atualizada. 

“Como o cenário político vai se alterando a todo momento, procuro acompanhar suas novidades e vou buscando orientações e conselhos com quem conhece de assuntos jurídicos e administrativos que estão diariamente ligados ao legislativo”, contou. 

O dia-a-dia na Câmara 
Mesmo com a modernização no processo administrativo e operacional dos sistemas legislativos do país – onde requerimentos e solicitações dos legisladores já são enviadas através de e-mails e pastas digitais – Alcilene também conta com o apoio diário de outras três profissionais em sua sala (todas mulheres), que agilizam os serviços proferidos no setor. 

“Estamos nos adequando com um portal virtual que a Câmara de Santana vem desenvolvendo pela internet, como ferramenta que facilita nossos trabalhos, mas o apoio de colegas com mesmo profissionalismo e desempenho, me deixa mais segura nos trabalhos que faço”, reconhece. 

Durante as sessões, sua atuação vai em distribuir as pautas, acompanhar o andamento da sessão, como também disponibilizando constantemente aos legisladores em esclarecimentos ligados às pautas e assuntos debatidos na ocasião. 

“Sempre procuro seguir cautelosamente o rito das sessões, e quando acontece alterações inesperadas, temos que agir com maior profissionalismo e coerência nos assuntos que estarão sendo ditos”, atentou Alcilene.

Comentários

  1. Infelizmente a nossa cidade está contaminada por este tipo de propagação.

    ResponderExcluir

Postar um comentário