‘Arte na Comunidade’ chega aprimorando a qualidade de vida dos moradores do Ambrósio

A comunidade do Ambrósio, na área portuária de Santana, recebeu neste sábado (09) o 3º mutirão de pintura do projeto Comunidade Restaurativa. 

A iniciativa é uma entre várias que buscam aprimorar a qualidade de vida dos moradores da região, abordando desde aspectos ambientais (limpeza, decoração e conservação) a aspectos humanos (aplicação e capacitação em técnicas restaurativas, cursos profissionalizantes), promovendo os sensos de propriedade e pertencimento nas pessoas que ali residem. 

Para a realização desta etapa, batizada de ‘Arte na Comunidade’, foram doados 50 kits de pintura pelas instituições parceiras e voluntários. 

O destaque do dia foi a participação de crianças da comunidade e voluntárias, que colocaram a mão na massa para ajudar a pintar o Ambrósio com cores vivas e alegres. Após a atividade, elas foram reunidas para um círculo restaurativo onde trocaram histórias e ideias com as outras crianças envolvidas na ação. 

“Este círculo tem foco na cultura, hábitos e conhecimentos que cada criança traz de sua criação, compartilhando esses valores com os demais e gerando um aprendizado mútuo”, explicou a servidora da corregedoria da Prefeitura de Santana Sônia Maria Barbosa Fernandes, que conduziu o círculo. 

“É um momento que ajuda a construir o cidadão do futuro e criar desde cedo esses sensos de pertencimento à comunidade e propriedade do espaço público”, complementou. 

Um dos voluntários empenhados na ação de pintura foi o agente da Defesa Civil André Oliveira, santanense feliz em participar e contribuir com a ação. 

“É uma ação muito boa por nos aproximar da comunidade, que necessita muito e às vezes o morador não pode arcar com a pintura de sua casa”, defendeu. 

A juíza Carline Negreiros, titular do Juizado Especial Cível e Criminal de Santana e diretora do Fórum da Comarca, acredita que as diferentes abordagens do projeto Comunidade Restaurativa têm potencial real para mudar a vida no Ambrósio, pois para “muito além da cor, pretendemos aprimorar as relações, construindo uma troca diária mais saudável e harmônica”. 

Entre as capacitações oferecidas aos moradores do Ambrósio, a juíza ressaltou cursos de: automaquiagem e maquiagem profissionalizante (em parceria com o Sebrae), chope gourmet, biojoias com laços e fitas; além de facilitadores de justiça restaurativa entre membros da comunidade. 

“Buscamos aqui estimular que os moradores possam criar um movimento de união, para que entendam que juntos podem tornar o Ambrósio um lugar limpo, organizado, bom de se morar e bem colorido. Com o engajamento de todos um dia esta comunidade pode se tornar um ponto turístico, um foco de visitação pública”, elaborou a magistrada. 

O projeto Comunidade Restaurativa é uma cooperação entre a Justiça do Amapá e o Ministério Público do Amapá. Também são parceiros: Prefeitura de Santana, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Marinha do Brasil, Escola Ambiental, Projeto Transformando Vidas e empresas privadas.

Comentários