Juizado de Santana realiza roda de conversa sobre relacionamento abusivo para estudantes

Na manhã desta quarta-feira (21), o Juizado de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher da Comarca de Santana, por meio da Equipe do Núcleo Psicossocial, realizou uma roda de conversa com o tema “Relacionamento Abusivo”. 

Tendo como público estudantes da escola Prof. Rodoval Borges, em Santana, a ação faz parte da 14ª edição da Campanha Justiça Pela Paz em Casa, que iniciou nesta segunda-feira (19) e segue até o dia 23 de agosto. 

O propósito da roda de conversa foi alertar estudantes do nono ano para os perigos de um relacionamento abusivo, além de informar sobre medidas protetivas e a realização de audiências. Segundo a juíza Michelle Farias, titular do Juizado, a ideia é “trazer a informação para o jovem, sobre como se proteger e onde conseguir ajuda, para que ele saiba reconhecer os primeiros indícios de um relacionamento abusivo”, explicou. 

A magistrada conta ainda, que o pouco número de denúncias é um problema recorrente na violência doméstica. 

“Infelizmente, o que constatamos nessas atividades é que a violência é comum, mas pouco denunciada, sair do juizado e ir até a comunidade é importante para encorajar a vitima a dar um basta na situação e denunciar”, declarou. 

De acordo com a Assistente Social do Núcleo Psicossocial do Juizado, Janice Divino, “há uma preocupação que nos motiva a estar aqui hoje para trazer ao debate este tema. Tudo começa com um controle no celular, proibição no uso de roupas até que uma hora vira agressão física”, esclareceu, acrescentando: “esperamos que eles consigam compreender e absorver aquilo que debatemos, e que cause diferença positiva em suas vidas”. 

A coordenadora da escola, Maria Zilda Vieira, conta que muitos estudantes já namoram e por conta disso, o momento foi de grande importância para conscientização acerca do abuso dentro de um relacionamento. 

“Muitos jovens nos procuram enquanto coordenação pedagógica para dizer que brigaram com o namorado, tiveram problemas com ciúmes, e quando se trata de abuso, é muito importante essa conversa logo cedo para que possam prevenir alguma situação no futuro”, declarou. 

A Campanha Justiça Pela Paz em Casa é promovida pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e iniciou nesta segunda-feira (19), prosseguindo até o dia 23, com o objetivo de agilizar o andamento dos processos inerentes a violência de gênero, processos de feminicidio ou tentativa de homicídio contra mulheres.

Comentários