Estrutura metálica se desprende de porto abandonado da Zamin e oferece riscos no Rio Amazonas (VÍDEO)

Uma extensa peça que compõe a estrutura portuária da antiga mineradora Zamin, localizada em Santana, se desprendeu e ficou à deriva no Rio Amazonas. 

A peça – que seria uma larga coluna – é parte do porto flutuante que está parcialmente afundada no Rio Amazonas há mais de dois meses, sendo ela um dos patrimônios da antiga mineradora que paralisou suas atividades no Amapá em 2015 e busca agora condições para se recuperar judicialmente. 

De acordo com catraieiros, a estrutura se manteve à deriva por horas, colocando em risco o tráfego de diversas embarcações (de pequeno e médio porte). 

“Isso é um risco para nós”, relata um catraieiro, em um vídeo feito por populares que presenciaram a imensa peça metálica flutuando sob as águas do Rio Amazonas. 

A Capitânia dos Portos do Amapá foi acionada para averiguar a situação e informou que já notificou a direção da mineradora sobre os riscos em relação ao porto flutuante que encontra-se abandonado, mas até o momento poucas providências foram tomadas pela empresa. 

Um vídeo que circula pelas redes sociais mostra a estrutura sob o rio e algumas pequenas embarcações que trafegam nas proximidades. Veja abaixo: 

Comentários