Passando por Santana, a família que viaja o mundo há 19 anos e já percorreu os cinco continentes

Família argentina viaja o mundo em um Sedan 1928
Um historia digna do roteiro de filme, certamente faz parte do imaginário de qualquer bom escritor. E quando o tema é viagem, isso se torna algo ainda mais imaginável. 

De passagem pelo Amapá, a família Zapp de origem argentina está viajando o mundo a bordo de um Sedan de fabricação em 1928 e com certeza dará um bom livro. E com muitas coisas pra contar, eles já percorreram mais de cem países e já estiveram nos cinco continentes. 

Hernan e Candelaria Zapp (os pais), Pampa 16, Tehue 3, Paloma 11 e Wallady 9, são os personagens dessa aventura sobre quatro rodas. Eles vieram da Guiana Francesa após uma longa travessia do Oceano Atlântico oriundos das Ilhas Canarias. África do Sul, Espanha, Namíbia, Zimbábue, Austrália, Estados Unidos e tantos outros, estiveram no percurso dos Zapp. 

O patriarca da família relata que a ideia partiu dele e de um sonho de infância em conhecer o mundo todo. Eles partiram de Buenos Aires em Janeiro do ano de 2000. 

E com tanto tempo percorrendo estradas é fácil exemplificar tantos fatos curiosos. As crianças, por exemplo, possuem nacionalidades diferentes. O mais velho Pampa nasceu nos Estados Unidos, Tehue na Argentina, Paloma no Canadá e Wallady na Austrália. Todos tiveram experiências incríveis como: o fato de brincar com crianças de tribos africanas. A mãe deles relata que apesar do clima de alegria, os estudos não são esquecidos. 

“Eles recebem livros e realizam lições sob meu acompanhamento. Todo o material é enviado para a Argentina e dessa forma realizam as séries. Existem horário para isso e assim, conseguimos fazer com aprendam as disciplinas comuns”, explica. 

E nas andanças muitas amizades acabam surgindo. Pampa conta que na Espanha, conheceu um holandês de nome Yohan e ficou muito do garoto. Ele conta que se pudesse, espera um dia poder reencontra-lo. 

“São muitas coisas e tenho certeza que Yohan será um amigo que jamais irei esquecer. A gente conhece muitas pessoas, mas, alguns levamos no coração. Espero, quem sabe, um dia poder reencontra-lo”, afirmou. 

Hernan conta que o mais fascinante é poder conhecer culturas diferentes em cada cantinho do mundo. Descobrir as características de cada povo, suas crenças, religiosidade, tornam a viagem maravilhosa. Além disso, utilizar outros meios de transporte é muito bom. 

“Tem momentos que estamos dias na estrada, outro dias no mar realizando travessias e agora vamos encarar o rio. Isso é formidável e mostra que esse mundo é lindo. Me encanta a Amazônia com toda a sua beleza e riquezas naturais. Será certamente um capitulo a parte”, conta. 

A mãe Candelaria relembra que um dos momentos de maior tensão ocorreu na entrada da China. O regime chinês é muito burocrático e foi preciso se antecipar na documentação de acesso ao país. Além disso, as autoridades chinesas exigem um documento para entrar e outro para sair. 

“Foi um dos lugares mais difíceis. Mas, conseguimos passar. Possuem uma rica cultura e são muito rígidos em relação aos governantes. Muito lindo”, afirmou. 

Apesar de todo o clima de otimismo, a viagem está perto do fim. A família Zapp embarca no Porto de Santana no Amapá, vai até Belém, percorre todo Brasil, até chegar ao Uruguai e finalmente Argentina. 

“Com certeza, será estranho quando acabarmos. Terei realizado meu sonho”, finalizou Hernan.

Texto de Jonhwene Silva

Comentários