Durante chuvas, moradores usam caiaque e colchão para trafegar em ruas alagadas de Macapá e Santana

Meninos usam colchão inflável em Santana
A chuva intensa que caiu na manhã desta terça-feira (19/02) fez com que moradores da Avenida Cora de Carvalho, no Centro de Macapá, recorressem a caiaques para se locomoverem pelas ruas alagadas da região. Em Santana, distante 17 quilômetros, a alternativa para sair de casa foi um colchão inflável. 

Na capital, os efeitos foram fortes com carros parcialmente submersos e casas invadidas pela água. Alguns moradores utilizaram as embarcações para ‘navegar’ pelo bairro. 

A alternativa inusitada foi usada pelo professor e ator Jackson Amaral, de 53 anos, juntamente com um vizinho, que apesar de preocupados com os alagamentos, tentaram se divertir com a situação. 

Morador navega de caiaque em ruas alagadas
“A gente tenta achar graça. Esse caiaque não era para isso, um amigo comprou para levar para o sítio. Como a minha rua alaga sempre, ele disse que eu iria precisar e precisei mesmo, várias vezes inclusive. Meu vizinho ali também tem outros dois também!” disse, bem humorado. 

Jackson mora entre no trecho da via entre as ruas Jovino Dinoá e Odilardo Silva, uma área mais baixa do bairro que e costuma alagar constantemente no período de chuva. 

“Depois de todas as reformas feitas aqui na rua, acabaram tapando um bueiro que tinha ali. Esse bueiro servia para escorrer água daqui para o canal, mas agora acontece o contrário, a água do canal que corre para cá”, contou o morador. 

Chuva deixou carros parcialmente submersos
Diversos pontos da cidade foram tomados pela água das chuvas das últimas 24 horas, que alagaram bairros como Santa Rita, Laguinho, Pacoval, Laurindo Banha e Centro, causando o transbordamento de canais e do lago da Praça Floriano Peixoto. 

De acordo com a Defesa Civil, diversos pontos de enchente foram identificados, mas sem ocorrências graves. Após a chuva mais intensa, é realizada a limpeza para agilizar o escoamento da água. 

“Vale ressaltar que trabalhamos de forma preventiva durante este ano. Com apoio da prefeitura, já estamos realizando a limpeza de algumas áreas para que a água seja drenada com maior agilidade”, explicou o órgão em comunicado. 

Ainda segundo a Defesa Civil, 31 pontos críticos de alagamento na cidade estão sendo monitorados e há agentes de sobreaviso para prestar qualquer auxílio necessário à população. 

“Foi feito um levantamento com pontos que são monitorado por conta do alto risco de alagamento, antes mesmo da chegada das chuvas. Temos agentes 24 horas por dia, de sobreaviso, para atender a população, além da promover campanhas para prevenção e conscientização”, completou. 

Em Santana 
As fortes chuvas também atingiram o município de Santana, na Região Metropolitana. 

A moradora Vanete Silva flagrou o momento em que dois meninos utilizavam um colchão inflável para também ‘navegar’ em via alagada, na Avenida Coelho Neto, no bairro Hospitalidade. 

A Defesa Civil disponibiliza o telefone 193 para receber informações de áreas com risco de alagamento.

Informações postadas no G-1 Amapá

Comentários