Sem patrocínio, atleta deficiente de Santana brilha em torneios nacionais

Robson ganhou competição nacional
Imagine que no meio de mais de 2 mil atletas corredores, que participam de uma das maratonas mais concorridas e acirradas da América Latina, pode está um amapaense da cidade de Santana. 

Ainda mais se estiver entre grandes nomes nacionais e internacionais que competem há anos em famosas maratonas e passam longos períodos de treinamento. 

Exatamente assim que aconteceu na última edição da Meia Maratona de Vitória (ES), realizada em setembro deste ano, onde o atleta amapaense Robson Correa, de 31 anos, foi uma das centenas de participantes que percorreram os 21km de trajeto descrito na prova. 

Apaixonado por essa modalidade desde 2010, Robson se prepara todos os finais de semana, percorrendo as vias de sua cidade natal (Santana-AP) como forma de manter suas habilidades físicas e mentais. 

Robson na Meia Maratona de Vitória (ES)
“Passei a gostar de corrida quando ainda trabalhava no SESC/AP, onde participei da tradicional Corrida do Servidor e acabei ganhando”, conta Robson. 

Segundo o atleta, após ganhar aquele prêmio – que foi uma viagem para participar da Maratona em Belém (PA) no mesmo ano – sua paixão apenas firmou com o esporte, quando antes era mais voltado ao futebol de salão. “Na corrida eu me machuco menos”.

Competições 
Em quase uma década praticando esse esporte, Robson já competiu em vários eventos locais e nacionais. Independente de ganhar ou não na competição, sua satisfação acaba sendo outra. 

“Mais do que ganhar esse prêmio e levar o nome da nossa terra, é a experiência de conhecer novos lugares”, declarou. 

Robson atua na Biblioteca do IFAP/Santana
Vale ressaltar que Robson participa desses eventos de forma espontânea, sem qualquer apoio de patrocínio. “Se tenho que participar tiro do meu próprio bolso”. 

Deficiência 
Formado na área de Administração de Empresas, Robson é lotado na Biblioteca do Instituto Federal do Amapá (IFAP) em Santana, onde atua com a mesma dedicação que participa dos eventos esportivos. 

Poucos percebem, mas o atleta é também portador de uma deficiência auditiva de grau profunda que lhe afeta a orelha do lado direito. 

Tal situação lhe coloca a integrar na categoria ACD (atleta com deficiência). “Nessa categoria compete além de atletas com deficiência auditiva, atletas com deficiência visual, atletas com deficiência intelectual, e até atletas amputados de membros superior e inferior”, explicou Robson. 

Recentemente, o atleta conseguiu fechar com o apoio de um estabelecimento comercial local, mas espera que novos patrocinadores possam surgir e abraçar esse grande talento santanense.

Comentários