Natal da Solidariedade atende mais de 7 mil crianças em Santana

Desde o dia 15 de dezembro, crianças do município de Santana estão participando de ações que buscam promover a paz, o amor, a união, a solidariedade e a confraternidade.

Trata-se do Natal da Solidariedade, ação que integra o projeto Celebra Amapá e que é organizada por servidores de vários órgãos do governo do Estado em conjunto com lideranças e associações de bairros. 

No Natal da Solidariedade, as crianças brincam e se divertem em atividades recreativas e culturais, ganham brinquedos e também kits lanches. 

Em Santana, as ações já tiveram duas etapas: a primeira, no dia 15 de dezembro, contemplou 2 mil crianças; e a segunda, realizada no último sábado, 22, atendeu mais de 5 mil pequenos. 

Participaram do evento, 7 mil crianças moradoras dos bairros Parque das Laranjeiras, Ambrósio, Igarapé da Fortaleza, Hospitalidade, Fonte Nova, Jardim de Deus, Paraíso, Mutirão do Paraíso, Área Portuária e Ilha de Santana. 

Presentes 
Toda criança almeja ganhar um presente de Natal. E o desejo da pequena Aila Rauany Marques, de apenas 4 anos, era ganhar uma boneca para brincar. 

O desejo foi atendido, e ela recebeu o brinquedo no Natal da Solidariedade realizado na Escola Estadual de Gestão Compartilhada Militar Professor Afonso Arinos de Melo Franco, localizado na Área Portuária. 

Com um olhar tímido, um pirulito na boca e agarrada à boneca, Aila foi uma das 800 crianças que receberam presentes do Sargento Papai Noel – atração principal do evento –, e depois foi comer lanche ao som da banda da Polícia Militar. 

Maria Edineuza dos Santos Ferreira, sua avó, foi quem a levou, junto a outros seis netos. Todos são da comunidade do Ambrósio. 

“Tenho dois netos que estudam aqui, e os outros eu trouxe para comemorarem o Natal com outras crianças. Eles se divertem e ganham, às vezes, até presentes que tinham pedido ao Papai Noel, que é o caso da Aila, que queria muito uma boneca”, contou Edineuza.

Parcerias 
O Natal da Solidariedade é um conjunto de parcerias de diversos órgãos estaduais. Na Afonso Arinos, por exemplo, todo o trabalho foi pensado e executado por servidores da Polícia Militar (PM), Secretaria de Estado da Educação (Seed) e Super Fácil. 

“É um projeto excelente. Os agentes públicos do governo estadual uniram-se em prol da solidariedade. E isso é muito bom, pois dá a oportunidade, logo de imediato, de transformar o dia de uma pessoa”, frisou a secretária de Educação, Goreth Sousa 

Na Escola do Novo Saber Professora Elizabeth Picanço Esteves, no bairro Hospitalidade, a diversão da criançada estava garantida com pula-pula, brincadeiras com direito a brinde, brinquedos dados pelo Papai Noel e outras competições. 

A estudante Vanessa Brito dos Santos, de 10 anos, ganhou um livro infantil com som em uma competição de quem enchia e estourava primeiro o bolão. 

“Fiquei feliz. Ganhei um livro diferente que ensina a ler e escrever. Vou usá-lo com meu irmão mais novo para ele aprender”, disse. 

Além das escolas Afonso Arinos e Elizabeth Picanço, também ofertaram o Natal da Solidariedade as unidades de ensino Rodoval Borges e Antonio Januário; além de associações de vários bairros. 

Na comunidade de Anauerapucu, o evento será realizado neste domingo, 23, às 9h, em um balneário local. 

Em Santana, a organização do Natal da Solidariedade foi realizada pela Secretaria de Estado da Educação, Polícia Militar, Secretaria de Estado do Desporto e Lazer, Secretaria de Estado da Inclusão e Mobilização Social, Superintendência de Trânsito e Transportes, Super Fácil, Agência de Fomento do Amapá e Secretaria das Cidades.

Comentários