Detento se apresentava como Delegado de Polícia para aplicar golpes em Macapá e Santana

Detento fingia ser o Delegado Nixon Kennedy
Na última segunda-feira, 17, a Polícia Civil do Amapá, através da 9ª Delegacia de Polícia da Capital, indiciou Irlon Felipe dos Santos de Moraes por tentativa de estelionato. 

O indiciado encontra-se recolhido no IAPEN cumprindo pena pelo crime de roubo e utilizava um aparelho celular para praticar estelionatos. 

Até o momento, duas vítimas procuraram a polícia para comunicar a tentativa de estelionato. A primeira vítima anunciou a venda de um tablet, em Santana; e, a segunda vítima, a venda de um celular, em Macapá. 

O indiciado entrou em contato com as vítimas, que anunciavam a venda dos objetos pela internet, se identificando como sendo o Delegado Nixon, utilizando perfil no celular com a foto da Autoridade Policial. 

Em seguida, fez a proposta de compra e fechou o acordo propondo que o pagamento fosse realizado através de depósito ou transferência bancária. Horas depois, encaminhou um comprovante falso da transação bancária. 

“Felizmente, nas duas hipóteses, as vítimas duvidaram e procuraram a Polícia Civil. Nós fizemos um levantamento, identificamos o aparelho celular e o criminoso, que foi conduzido do IAPEN para a Delegacia, onde, após várias negativas de autoria, confessou ter tentado praticar o crime de estelionato se passando por um Delegado de Polícia”, destacou o Delegado de Polícia Nixon Kenedy. 

O Delegado informou ainda que, após uma das vítimas ter se recusado a entregar o objeto sem antes conferir o valor em sua conta bancária, o indiciado tentou utilizar-se da autoridade de um Delegado de Polícia para intimida-la e coagi-la encaminhando um áudio ameaçador, onde citava artigos de lei, código de defesa do consumidor e o crime de desacato. 

No momento do interrogatório, foi realizado o Reconhecimento Fonográfico de Interlocutor, onde o indiciado foi reconhecido por uma das vítimas através da leitura do texto transcrito a partir do referido áudio, antes encaminhado àquela vítima. 

Em revista realizada na cela onde o indiciado cumpre pena no IAPEN foram encontrados e apreendidos cinco celulares. 

Na semana passada, o mesmo criminoso foi indiciado pela 6ª Delegacia de Polícia da Capital, por praticar estelionatos utilizando o nome e fotos do Delegado Inácio Maciel. 

A Polícia Civil continua as investigações, pois acredita que outros detentos podem estar envolvidos, bem como outras pessoas que se encontram fora do sistema penitenciário e colaboram para a consumação desses crimes, pois são estes que vão buscar os objetos comprados de forma fraudulenta. 

O Delegado alerta a população para que tenham cautela quanto à comercialização de objetos pela internet, duvidar sempre de pessoas que se apresentam como autoridade policial e que alegam não poder fazer o negócio pessoalmente por se encontrar fora ou no interior do estado. 

A pessoa que se sentir lesada, vítima de um crime de estelionato, pode procurar a Delegacia de Polícia mais próxima e registrar um Boletim de Ocorrência.

Comentários