Jovem embaixador do Amapá quer mudar a realidade do lugar em que vive

Luiz Carlos representará o Amapá
O estudante Luiz Carlos Teles da Cunha Filho, de 18 anos, é o único amapaense entre os 50 selecionados pelo programa Jovens Embaixadores, que leva alunos de escolas públicas para conhecer os Estados Unidos. 

Ele concorreu com centenas de estudantes do Amapá e foi aprovado na seleção, que teve uma bateria de provas escritas, orais e de currículo. 

Luiz vem de uma família humilde. A mãe é zeladora de uma igreja evangélica na qual ele desenvolve trabalhos sociais como conselheiro do grupo “Desbravadores”, no município de Santana, a 17 quilômetros de Macapá. Aliás, a atividade voluntária foi fundamental para a escolha. 

“Trabalho com o grupo de Desbravadores, da Igreja Adventista, desde os 10 anos de idade. Sou aspirante a líder e sou conselheiro de uma unidade que tem cerca de 10 jovens entre 10 e 15 anos. A gente desenvolve atividades sociais, com doações para famílias carentes, promovemos ações em asilos e orfanatos, fazemos bazares e sou tutor dos meninos, e o voluntariado pesa muito na seleção”. 

Para o estudante, ir para os Estados Unidos é conhecer formas de ajudar a própria comunidade em que vive. 

“Lá, vamos conhecer trabalhos voluntários, visitar órgão do governo que lidam com a parte social, e eu pretendo aprender muito sobre essa área para que eu possa repassar para a minha comunidade. O grande lema do Jovens Embaixadores é fazer a mudança, conseguir mudar a realidade em que a gente vive”, contou. 

O aluno do 3º ano do ensino médio da Escola Estadual José Barroso Tostes, diz que vem se preparando para este momento há três anos. 

“É o terceiro ano que eu tento ser chamado. No 1º e 2º anos me inscrevi, consegui chegar nas últimas etapas, mas não fui selecionado por uma questão de idade, porque eles dão prioridade a alunos que estão saindo do ensino médio. Desde então venho estudando inglês, sozinho, e hoje eu sinto mais segurança. Pude ter certeza de que eu tinha a capacidade de falar inglês, e bem”. 

Luiz mora com a mãe, Aidê Fagundes, de 52 anos, zeladora da igreja, e a irmã Jéssica, de 27. Foi através delas que ele teve contato com programa Desbravadores. Para ele, uma missão. 

“Minha família é da igreja. Eu cresci e me apaixonei pelo trabalho desenvolvido. Me ajuda na escola, em casa, desenvolve disciplina, autocontrole e convívio social, além de ajudar a lidar com pessoas e criar laços de amizade que a gente leva para a vida toda”. 

Os 50 jovens embaixadores do Brasil, selecionados pela Embaixada Americana, viajam dia 11 de janeiro de 2019 para os Estados Unidos e retornam em 3 de fevereiro. 

Segundo a Embaixada, durante essas três semanas, os estudantes passarão pela capital dos EUA, Washington, e depois, em grupos, embarcarão para diferentes cidades americanas, onde ficarão hospedados em casas de famílias voluntárias. 

Eles também vão participar de reuniões com autoridades do governo dos EUA, líderes de ONGs, visitarão escolas e projetos sociais, participarão de atividades de voluntariado e, como representantes da juventude brasileira, farão também apresentações sobre o Brasil, sua cultura e seu povo. 

Ao fim da viagem, eles apresentarão um plano de ação na área de justiça social e voluntariado que será implementado em suas comunidades após o retorno ao Brasil.

Informações postadas no G-1 Amapá

Comentários