Hospital de Santana realiza mutirão para prevenir e identificar o câncer de próstata

A campanha “Novembro Azul” chama a atenção em todo mundo para o câncer de próstata. Dados do Instituto Nacional do Câncer José de Alencar (Inca) mostram que, no Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens, atrás apenas do câncer de pele não-melanoma, além disso, 1 a cada 5 homens pode ter câncer de próstata durante a vida. 

Pensando nisso, o Hospital Estadual de Santana (HES) realizou nesta terça-feira, 13, pelo terceiro ano consecutivo, um mutirão de consultas para prevenir e diagnosticar casos precoces da doença além de chamar a atenção para os cuidados com a saúde do homem. 

O urologista Marcus Zionede explicou que nos últimos dois anos o HES atendeu cerca de 2 mil pacientes no serviço de urologia, mas que no mês de novembro a procura pela especialidade sempre aumenta. 

“Como é o terceiro ano que fazemos, alguns pacientes já procuram o hospital nesse período. Além do câncer de próstata, examinamos os usuários nas doenças sexualmente transmissíveis, renais, além de outras doenças que podem ter na parte urológica e doenças crônicas. Conseguimos realizar essa mobilização graças ao envolvimento de toda a equipe”, avaliou Marcus Zionede. 

O exame para detectar o câncer de próstata é através do toque e do exame de antígeno prostático específico (PSA). Quanto mais cedo o diagnóstico, maiores são as chances de cura do paciente, 9 em cada 10 casos têm chances de cura. 

O agente de portaria Aluízio Martins, 48 anos, realizou o exame pela quinta vez. Segundo ele, a prevenção é muito importante. 

“Quero me prevenir, acho que todos os homens que puderem deveriam vir fazer o exame. Me sinto alegre vindo me cuidar, minha saúde vem em primeiro lugar”, ponderou Martins.

Entre os dias 26, 27 e 28 de novembro, o HES irá realizar outro mutirão de consultas. Para marcar, basta ir ao setor do Serviço de Arquivamento Médico e Estatístico (Same) da unidade com documento de identificação.

Comentários