Direção de ginásio em Santana contesta denúncias de cobrança de taxa para uso do local: “O lugar é público”

Ginásio Poliesportivo de Santana
Alguns moradores que residem em bairros como Centro e Nova Brasília denunciaram ao blog Santana do Amapá que para praticar atividades físicas e outras modalidades esportivas no ginásio poliesportivo de Santana estão tendo que pagar uma taxa aos funcionários que se identificam como sendo do Governo do Estado. 

De acordo com as denúncias apuradas pelo blog, os usuários chegariam a desembolsar até R$ 200 para jogar no referido espaço público. 

“Moro aqui há mais de vinte anos e nunca vi uma coisa dessas”, lamenta o morador Dimas Tavares. 

Quadra interna do Ginásio de Santana
Segundo o morador, os funcionários justificam a cobrança alegando que a taxa é para a manutenção da quadra de esportes. 

“Como esse tempo chuvoso não é possível jogar na outra quadra que não é coberta, por isso temos que ir para esta”, disse Tavares. 

A direção do ginásio poliesportivo foi procurada pelo blog, na qual contestou as denúncias que vem sendo espalhadas, principalmente pelas redes sociais. 

“O lugar é público. Não existe essa história de estarem pagando pra usarem um espaço que é da comunidade, agora quem fala tem que provar essas denúncias”, disse Luis Guilherme. 

À frente da direção da entidade nos últimos três anos, Guilherme explicou que em razão de não haver outro logradouro ‘mais organizado’, o ginásio vem sendo bastante procurado.

“Quando assumimos, havia uma situação caótica nesse lugar. Mas aos poucos conseguimos organizar ele e disponibilizamos o local, mas claro que precisa ser agendado com bastante antecedência por que a procura é muito grande”, disse Guilherme. 

O gestor ainda deixou claro que muita coisa foi melhorada e implantada no em termos administrativos e logísticos. 

“O que antes era um lugar usado mais por empresas, passou a ser mais do povo, ou seja, da comunidade. Vêm pessoas de todos os bairros usarem quase que diariamente”, pontuou. 

Já em relação às denúncias de que pessoas estariam pagando para usar a quadra poliesportiva do local, Guilherme esclareceu o fato como sendo um tipo de represália em relação ao trabalho que desempenha no espaço. 

O que existe aqui é um tipo de serviço de doação ou permuta. Ou seja, se as pessoas que utilizam o espaço puderem doar algum tipo de material de limpeza ou outra coisa que sirva para o melhoramento do lugar, isso é bem aceito. Mas essa história de estarem pagando em dinheiro, teriam que provar.

Como justificativa mais concreta, Guilherme mostrou ao blog os inúmeros relatórios que são produzidos anualmente, onde aparece cópias de de recibos e notas fiscais de produtos e materiais doados por pessoas que utilizam constantemente o local.

“Haviam pessoas que usavam o ginásio de modo muito malicioso, e eu fui ‘cortando’ esses erros, procurei mudar o antigo aspecto que era limitado, e hoje o ginásio vem sendo muito procurado. Claro que isso não vem agradando a todos, tanto que já tentaram me tirar daqui, mas meu trabalho fala tudo”, finalizou.

Comentários

  1. Não e porque o espaço e publico que tem que ser de graça. Este espaço assim como outros tem que ser feita cobrança mesmo que seja simbolica ou material para manutençãoo do lugar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. quer dizer que 200 reais é um valor simbolico?

      Excluir
    2. Na verdade, é exatamente pelo fato de ser um espaço público é que ele deve ser de graça. Dinheiro público que deveria ser utilizado para pagar os custos de manutenção do local, entre outras coisas.

      Excluir
    3. Eu tenho como provar que ele cobrava valor em dinheiro em forma de prints salvos em meu celular,tenho audio pra realizacar de campeonatos ele me cobro 400 reais em dinheiro pra que acontecer o evento...o ginasio é patrimonio publico segundo a constituição o que é patrimônio publico e crime se cobrar pra usufruir do mesmo...ou seja o ginasio é do povo e nao se pode ter taxa de cobrança alguma nem de material de limpeza pois ao ginasio vem recursos da secretaria de desporto e lazer,da secretaria de educação devido a realização de competições estudantis...ainda bem que denunciaram a safadeza pois eu mesmo ja tinha denunciado ele ao Programa do Tio Gigante por cobrar essas taxas...

      Excluir
  2. Ola amigos, sou internauta e leitor desse blog. Quero que vocês verifiquem uma denuncia junto a instituição Banco Losango o porque clientes da Center Kennedy Santana sao impedidos de pagar o boleto em dia pelo fato do Banco ter um teto pra recebimento diário. E também saber do Procon Super Facil Santana porque eles não fazem nada quando recebem a denuncia? Aguardo essa matéria.

    ResponderExcluir
  3. Eu mesmo ja fui no ginásio e falar com diretor, não consegui o espaço pra jogar porquê ele me cobrou 140 reais pra pagar o rapaz que ia colocar o portão.

    ResponderExcluir
  4. se o local é publico por para jogar bola no ginásio cada pessoa tem que desembolsar 10 reais

    ResponderExcluir
  5. Verdade ele comenta uma taxa absurda , 200 reais pra jogar 1 hora

    ResponderExcluir
  6. claro que ele nunca vai concorda com a matéria, vai sempre falar que esta fazendo um bom trabalho e tudo mas , sou atleta de handebol e quando jogava pela um time local de santana , a responsável pelo time , tinha que todo mês . ta um material a ele , ser não perdia o espaço , o espaço e favorável a pouca pratica de esporte e afirmo mas .. ele pensa somente no bolso dele ... pelo fato que mais pessoas procura para atividade de futebol .. ele perdi 200,00 por hora... ele vai ganha muito , para deveria muda a gestão e coloca pessoas que esteja visando , vários esporte e perdi nada por isso

    ResponderExcluir

Postar um comentário