Diagro inicia fiscalizações da mosca-da-carambola em portos de Macapá e Santana

A Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária do Amapá (Diagro) iniciou nesta terça-feira, 13, uma fiscalização em pontos estratégicos para combater a mosca-da-carambola e evitar que eventuais frutas hospedeiras da praga, saiam do estado. 

A fiscalização começou pelo Igarapé da Fortaleza, na entrada do município de Santana, das 5h às 7h e das 17h às 19h, e se estenderá pelos principais pontos de entrada e saída de mercadorias do estado. 

A medida atende à resolução expedida pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) que recomendou reforço no combate à mosca-da-carambola, depois que as cidades de Melgaço e Breves, no Pará, registraram focos da praga há cerca de 20 dias. 

De acordo com o cronograma de inspeção, depois do Igarapé da Fortaleza, será a vez do Canal do Jandiá ser fiscalizado nesta quarta-feira, 14, das 5h às 8h e das 18h40 às 20h40; no feriado de quinta-feira, 15, a equipe retorna ao Igarapé da Fortaleza, das 7h às 9h e das 19h45 às 21h45; na sexta-feira, 16, a fiscalização será na Rampa do Santa Inês, das 8h10 às 10h10 e das 21h às 23h; a inspeção segue no sábado, 17, das 9h30 às 11h30 e das 22h15 às 00h15, no Canal das Pedrinhas. 

E retorna de domingo pra segunda (de 23h10 a 1h10) na Rampa do Santa Inês e das 11h40 às 13h40. As fiscalizações variam de acordo com a maré e horários em que as embarcações costumam entrar ou sair. 

No Porto de Santana já existe uma equipe da Diagro que atua no local. Mas, um planejamento específico será montado para reforçar o combate à mosca-da-carambola. Outros pontos no interior do estado também terão fiscalizações nas regiões Norte e Sul do Amapá. 

A Diagro está definindo um ponto estratégico em Porto Grande ou Tartarugalzinho para concentrar a fiscalização, abordando passageiros com mercadorias que vierem das duas regiões. 

No final do mês será feito um balanço das ações realizadas em novembro e, traçadas novas estratégias para as fiscalizações que deverão se intensificar no mês de dezembro.

Comentários