No Fonte Nova, ônibus mudam rota por causa de obras e usuários reclamam: “Tá complicado”

Ônibus intermunicipal desvia de trecho em obras
Obras em mais de 400 metros da Rua Everaldo Vasconcellos, interditam trecho da via no bairro Fonte Nova, desviam rotas de ônibus e preocupam dezenas de usuários que residem nas imediações. 

Há mais de duas semanas, o perímetro da rua – que agora está interditada entre as Avenidas 15 de Novembro e José de Anchieta – está fechado por causa do trabalho de ampliação da rede pública de esgoto, executado por uma empresa particular, contratada pelo Governo Estadual. 

Devido a isso, o trânsito acabou sendo desviado para uma rua (José de Anchieta) em razão de apresentar melhores condições físicas e de trafegabilidade. Porém, essa mudança temporária agradou ao mecânico Saulo Ferreira, que mora nas proximidades do local em obras. 

“Fica ruim pra muita gente, tanto quem vem procurar meus serviços, como pra andar pelas calçadas. Tá demais complicado desse jeito”, reclamou. 

O mecânico também critica que as ruas dos arredores são muito perigosas para usar como desvio. Uma de suas filhas, por exemplo, tem medo de ir até o novo ponto de ônibus que fica na esquina da Rua Everaldo Vasconcellos com a Avenida 07 de setembro, precisando algumas vezes do pai leva-la. 

“Por um lado isso só piorou. Essa obra está demorando muito e quem sofre somos nós que moramos por aqui”, acrescentou. 

Rota incerta 
O estudante Reinaldo Souza, no entanto, entende a necessidade do fechamento do trecho para as obras, mas lamenta o fato de não haver uma rota oficial para os ônibus que fazem linha intermunicipal (Santana/Macapá e vice-versa), o que deixa os usuários bastante chateados e confusos. 

“Se for para melhorar, tudo bem, tem de interditar. Agora pra ficar nesse negócio de andar pra um canto e correr pro outro por não sabermos onde exatamente vai passar o ônibus, fica difícil pra qualquer um”, questiona o estudante. 

Com o fechamento do trecho, os ônibus que circulam pela Rua Everaldo Vasconcellos, no bairro Fonte Nova – tanto urbano como intermunicipal – estão usando constantemente a Avenida José de Anchieta como desvio quando chegam de Macapá. 

Já no trajeto de saída do Terminal Rodoviário de Santana, os coletivos descem na Avenida Princesa Izabel, ‘cortando’ na Rua Abílio Rodrigues e assim pegando a Avenida José de Anchieta para entrar novamente pela rota convencional (na Rua Everaldo Vasconcellos). 

A Secretaria de Estado de Transportes (Setrap) foi procurada para comentar sobre essas alterações temporárias na rota dos ônibus intermunicipais, mas não houve retorno dos contatos.

Comentários