Mudanças nos trajetos de ônibus em Santana geram reclamações: ‘Ficou ruim demais’

Mudança nas rotas é colocado em aviso nos ônibus
Passageiros de pelo menos quatro bairros estão numa bronca com a única empresa de ônibus que atua na cidade de Santana, segunda maior do Amapá. Eles alegam que o trajeto de algumas linhas – urbanas e intermunicipais – foram alteradas sem aviso prévio.

Com as mudanças, os pontos de paradas ficaram mais distantes de conhecidos estabelecimentos comerciais (supermercados), de escolas e até de entidades que prestam serviço público, como a CEA e CAESA. 

Idosos e pessoas que residem nos bairros mais distantes desses pontos institucionais são os que mais sofrem com as alterações. Quem antes descia em bairros como Nova Brasília e parte do Paraíso, agora terão que andar um pouco mais. Na mesma situação fica aqueles residem nos bairros Fonte Nova e Central. 

De acordo com a moradora Josiene Dias, depois das alterações, alguns desses transportes públicos passaram a circular mais lotados, demoram mais a passar e aparentam ter menos opção para alguns lugares. 

“Não gostei, porque os ônibus estão mais lotados e a gente fica muito tempo na parada esperando. Depois que mudaram, todas as paradas daqui (no bairro Paraíso) ficam cheias, todo mundo esperando, tem ônibus que nem para aqui de tanta gente que tem. Ficou ruim demais”, criticou Josiene. 

Falta de informação 
As mudanças na rota dos coletivos – a maioria que faz o itinerário intermunicipal, na linha Santana/Macapá – aconteceu na semana passada. 

Com a execução do Plano de Mobilidade Urbana em Santana, várias ruas e avenidas da cidade tiveram que sofrer sérias mudanças, tanto em termos físicos como em logísticos.

Um exemplo é a Avenida Princesa Izabel que precisou se limitar no tráfego de veículos, sendo feito um novo trajeto nos veículos que antes circulavam da Rua Euclides Rodrigues até a Rua Salvador Diniz. 

Alguns ônibus já ‘cortam’ caminho na Rua Euclides Rodrigues, alegando que já receberam ordens superiores de seguirem um novo itinerário. 

“Apenas cumprimos ordens”, disse um dos motoristas. 

Resposta dos órgãos 
Enquanto alguns moradores afirmam que tomaram ciência antes das mudanças, outros alegam que não houve comunicação com os usuários. 

Procurados pelo blog, a Secretaria de Estado de Transporte (Setrap) informou através de nota que o trânsito na área urbana de Santana é de responsabilidade da Superintendente de Transportes e Trânsito de Santana (Sttrans), sendo este é o órgão responsável pelas mudanças no itinerário dos ônibus. 

Com relação às alterações no itinerário dos veículos da linha Macapá/Santana que passam por ruas que se tornaram mão único, o Setrap afirmou que já foi feita a solicitação ao Sttrans, mas que ainda não ocorreram essas mudanças oficialmente. 

A STTrans ainda não se pronunciou oficialmente sobre essas mudanças nos itinerários dos ônibus.

Comentários