MP apura suposto desvio de gasolina na Companhia Docas de Santana

O Ministério Público do Estado abriu inquérito civil público para investigar um suposto desvio de gasolina na Companhia Docas de Santana (CDSA), cidade a 17 quilômetros de Macapá. 

Apesar do desvio ter ocorrido em fevereiro deste ano, somente agora o caso foi denunciado por funcionários da própria guarda portuária que faz a segurança do complexo. Uma cópia do livro de ocorrência da portaria foi anexada ao processo. 

Vice-prefeito Neném do Frango com assessores
De acordo com a denúncia, às 13h46min do dia 2 de fevereiro, uma picape Strada Placas NEY-9191, chegou à CDSA. O motorista informou aos guardas portuários que estava ali para buscar gasolina que tinha sido autorizada pelo diretor administrativo da CDSA, identificado apenas como Antônio. 

“Ele (o diretor) informou aos guardas que a gasolina seria destinada para uso particular do vice-prefeito Nenêm do Frango”, explica um advogado que acompanha o processo, mas pediu para não ser identificado. 

Apesar de ser uma estatal municipal, a CDSA tem estoque de combustível para suas próprias atividades, e não para uso da prefeitura. Por isso, o MP de Santana abriu inquérito e já começou a tomar depoimentos. A denúncia foi protocolada no dia 28 de agosto. 

Trecho do livro de ocorrência, anexado no processo
O vice-prefeito Francisco Rozivaldo de Oliveira, mais conhecido na cidade pelo apelido de “Nenêm do Frango”, negou as acusações, e disse que não existe estoque de gasolina na CDSA, apenas de óleo diesel. 

“Além disso, 100 litros é um valor muito pequeno que eu mesmo posso comprar com meu salário. (…) Já sabemos quem foi a pessoa que fez essa denúncia. Estamos esperando a conclusão do Ministério Público para depois processar essa pessoa”, adiantou ele. 

Também procurado pela reportagem, o presidente da CDSA, João Paulo, disse que a notícia não tem fundamento, mas confirmou que várias pessoas já prestaram depoimento. 

“A CDSA é a principal interessada em ter tudo esclarecido”, garantiu.

Informações postadas no site do Seles Nafes

Comentários