Em meio ao ‘apagão’, semáforos se mantêm ativos para evitar caos no trânsito de Santana

Na escuridão, semáforos acesos no Paraíso
Após o Estado do Amapá se envolver em mais um ‘apagão’ este ano, na qual a Companhia de Eletricidade (CEA) informou antecipadamente se tratar de um problema na Linha de Transmissão Tucuruí-Macapá-Manaus, 14 municípios amapaenses registraram perda energética por quase duas horas. 

Na cidade de Santana, a escuridão se alongou por diversos pontos e quarteirões, sendo apenas visível através das luzes focadas pelos veículos que trafegavam pelas ruas e avenidas, que orientavam os condutores em trechos considerados movimentados ou até arriscados. 

Para dar apoio a esses condutores, os sistemas semafóricos instalados em alguns cruzamentos da cidade de Santana entraram em cena durante as horas de escuridão geral na área urbana do município. 

Em um desses trechos – no cruzamento da Avenida Princesa Izabel com a Rua Tancredo Neves, no bairro Paraíso – as luzes aéreas do semáforo ali recentemente instalado serviram importante papel durante o ‘apagão’. 

O taxista Amiraldo Castro, 56 anos, o uso excepcional do sistema de semáforo no referido cruzamento tem sido de fundamental importância para a população. 

“O trecho já é muito movimentado e a instalação desses semáforos melhorou o trânsito, principalmente no horário da noite, quando o risco de acidentes é bem maior”, reconhece.

Amiraldo conta que já ficou várias vezes diante do risco de bater algum ciclista ou pedestre, justamente pelo fato de não haver sinalização em alguns trechos da cidade. 

“Uma vez carregava um casal e do nada faltou energia geral e continuei dirigindo. De repente apareceu uma garota em cima duma bicicleta bem num cruzamento, dei uma freada brusca que até o casal ficou meio chateado comigo, mas podia ser pior”, relembra.

Os sistemas semafóricos são mantido ligados em razão de uma bateria interna funcionar como sobressalente para casos de interrupções momentâneas no fornecimento de energia elétrica, sendo automaticamente desativado de sua função quando ocorre a normalização energética.

Comentários