Com apresentações e exposição, projeto de escola em Santana resgata cultura regional

Exposição contando a história e cultura regional
É procurando divulgar alguns traços da cultura regional – da Amazônia e principalmente do Amapá – que a Escola Estadual Fonte Nova, localizada na área norte da cidade de Santana, desenvolveu um projeto de sucesso durante esta sexta-feira (30/09). 

Com o tema ‘Folcloreando o Norte do Brasil’, o projeto teve por objetivo resgatar vários pontos relacionados à cultura nortista, entre eles, as tradições ligadas às danças, ao artesanato e à culinária. 

“Separamos as tarefas por equipes que eram compostas por professores e alunos, onde cada equipe procurou fazer de modo perfeito e dinâmico suas funções que estamos agora demonstrando no evento”, assim explicou a professora Andréia Araújo, uma das coordenadoras do projeto. 

Segundo Andréia, a realização do projeto também procura valorizar a participação coletiva entre as classes do ensino escolar, levando aos mesmos a importância do tema. 

“Através desse projeto tentamos conscientizar nossos alunos sobre valorizar nossas raízes, além da riqueza sobre nossas lendas, nossa história e eles acabaram abraçando com carinho esse objetivo do projeto”, reconhece Andréia. 

O Evento 
O resultado desse intenso e valioso trabalho em equipe foi colocado em amostra para a classe escolar e toda a comunidade nesta sexta-feira. 

Diretor da escola Dorisvanildo Camarão (a direita)
Com stands montados, era possível conhecer um pouco do artesanato e da história regional de nossos povos, com a exposição de peças e materiais indígenas. 

Apresentações de danças regionais (como toada e carimbó) e dramatizações também foram focadas durante o evento. 

Para Suellen Oliveira, de 19 anos, que está prestando serviços na instituição há mais um ano como cuidadora – e que também esteve envolvida no projeto – a realização do evento demonstra um papel fundamental na formação educacional. 

“Um trabalho desses não apenas coloca as pessoas unidas mas também fortalece o conhecimento de quem está envolvida”, disse. 

Outros Projetos 
Para o diretor da escola Dorisvanildo Camarão, o projeto é prova clara do desenvolvimento das práticas pedagógicas realizadas pela entidade. 

“Um momento em que os professores não dividem apenas o conhecimento com os alunos, mas também as experiências entre si”, descreve o diretor. 

Dorisvanildo adiantou que outros projetos estarão programados para ocorrer ainda esse ano pela escola, entre eles, a ‘Festa da Família’ (em outubro) e um festival cultural para o final do ano.

Comentários