Até dezembro, ônibus de Macapá e Santana terão equipamentos de segurança

Ônibus são alvo constante de assaltos
O Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Amapá (Setap) pretende colocar até o final desse ano equipamentos de segurança nos mais de 230 veículos coletivos que prestam serviço às populações de Macapá e Santana. 

A informação foi dada pelo órgão no início dessa semana. Atualmente, pouco mais de 70% da frota de ônibus possui o chamado ‘botão de pânico’ e o restante tem câmeras de segurança. 

Em fevereiro, o alto índice de assaltos a ônibus na capital motivou as empresas a iniciarem projetos para a implantação de ferramentas necessárias para o alerta sobre as ocorrências, que ocorrem geralmente à noite e tem como alvo a renda e pertences de passageiros. Após reuniões, o Setap anunciou a previsão de que toda a frota estaria equipada até julho. 

Arthur Sotão, diretor de bilhetagem do Setap, explicou que a implantação do botão do pânico, ferramenta usada para acionar instituições da segurança pública sobre a ocorrência de algum crime no coletivo, é a que está mais avançada. 

“Apenas duas empresas faltam ativar esse botão por uma questão técnico-operacional. No mês de outubro deve ser resolvido esse problema técnico”, detalhou Sotão. 

Arthur Sotão, diretor de bilhetagem do Setap
Com relação às câmeras de monitoramento, a dificuldade, segundo o Setap, é com relação à escolha do método operacional. 

“A principal dificuldade que nós encontramos para contratar o serviço foi a forma da coleta das imagens. Todas as câmeras que estão nos ônibus necessitam de coletas manuais, via chip, o que já é considerado defasado. Nós procuramos uma empresa com câmeras com coleta wi-fi, porque isso economiza tempo no momento de transferir as imagens para a central. Até dezembro esse problema deve estar resolvido”, disse o diretor. 

O sindicato informou que deve se reunir com a Polícia Militar (PM) para discutir novas estratégias que possam diminuir os assaltos a ônibus em Macapá e Santana. 

Segundo o Setap, os equipamentos que estão em implantação não vem inibindo a ação dos assaltantes. Em um registro recente, passageiros pularam de ônibus em movimento que estava sendo alvo de criminosos. 

“Os ônibus são equipados com botão de pânico, mas o nosso motorista fica um pouco receoso de apertar porque, às vezes, o bandido está em cima, e já tivemos caso em que o motorista apertou e acabou sendo esfaqueado. Além disso, a presença de câmeras não vem inibindo a ação desses bandidos. Esperamos que na reunião dessa semana possamos, juntamente com a PM, pensar em uma nova estratégia para reduzir esses assaltos”, falou Sotão. 

Em nota, a PM informou que, segundo os registros realizados pelo Centro Integrado de Operações de Defesa Social (Ciodes), os roubos em coletivos vêm “diminuindo desde julho deste ano. No mês de junho foram registrados 14 roubos a coletivos; em julho, foram 7 ocorrências; e em agosto, 4”. 

A PM detalhou ainda que “realiza diariamente, em horários estratégicos definidos pela Diretoria de Operações da PM, a Operação ‘Ônibus Seguro’ nas áreas das zonas Norte e Sul”, em regiões distantes do Centro, que propõe inibir crimes praticados nos coletivos, com a realização de rondas e abordagens a pessoas.

Informações postadas no G-1 Amapá

Comentários