Agricultores de 20 comunidades rurais de Santana realizam 5º Festival da Macaxeira

Evento destaca produtos derivados da macaxeira
Com uma produção de farinha estimada em 5 mil quilos, por semana, agricultores de 20 comunidades rurais do município de Santana, a 17 quilômetros de Macapá, uniram-se para mostrar que, da macaxeira, é possível fazer uma infinidade de alimentos. 

Para dar evidência ao produto será realizado o 5º Festival da Macaxeira, entre os dias 7 e 9 de setembro, na comunidade Cinco Chagas. A cultura da macaxeira é a base da renda econômica dos moradores dessas regiões. 

A organização do festival tem à frente dois agricultores das localidades Alto Pirativa e Cinco Chagas. Um deles é Jucivaldo Silva, de 39 anos, da terceira geração de agricultores da família dele. Para ele, mostrar aos visitantes o valor da roça, é o objetivo principal. 

“A lida na roça é dura e cansativa. Só quem trabalha sabe o quanto é difícil sobreviver dessa agricultura que é tão pesada e não é valorizada. Muitas pessoas falam em baixar o preço da farinha, mas não sabem o trabalho que dá. E quando a gente vê o público prestigiar, para a gente é a realização de um sonho. É gratificante”, falou Silva. 

Evento evidencia o principal produto da região
De acordo com ele, cerca de mil agricultores estarão envolvidos diretamente no festival, seja vendendo os produtos feitos nas comunidades, seja na organização. De público, a expectativa é que, pelo menos, 5 mil pessoas participem por dia. 

A programação será aberta no dia 7 com palestra sobre incentivos ao agricultor, como eles podem aperfeiçoar e investir no negócio. O encontro terá a participação de técnicos do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e do Instituto de Desenvolvimento Rural do Amapá (Rurap). 

Haverá também desfile para a escolha da rainha do festival. Dez representantes de comunidades devem concorrer ao título. 

Além da feira de produtos e alimentos feitos à base da macaxeira, que ficará disponível ao longo dos dias, e o baile dançante, à noite.

Serviço 
5º Festival da Macaxeira 
Local: Centro comunitário da Comunidade Cinco Chagas 
Localização: passando a ponte de Mazagão, dobra no primeiro ramal e segue 6 quilômetros 
Período: de 7 a 9 de setembro 

Programação 
Dia 7 (sexta-feira) 
8h - Palestra do Sebrae e Rurap para agricultores 
16h - Baile Durante todo o dia tem feira rural e venda de comidas 

Dia 8 (sábado) 
8h - Torneio de futebol e de pênaltis 
14h - Sorteio de prêmios 
18h - Desfile das candidatas ao título de rainha do festival 
21h - Baile Durante todo o dia tem a feira rural e venda de comidas 

Dia 9 (domingo) 
Encerramento com a feira e baile 

Informações postadas no G-1 Amapá

Comentários