Sindicato dos Servidores de Santana realiza eleições neste sábado (04)

José Conceição (esq.) tenta reeleição no SSMS
Considerada a maior instituição coletiva do segundo maior município do Amapá, o Sindicato dos Servidores Municipais de Santana (SSMS) realizará seu pleito eleitoral neste sábado (04). 

Com mais de 1.500 servidores municipais sindicalizados, a entidade tem duas chapas que estão concorrendo à presidência do local, com duração de três anos de mandato. 

Uma das chapas tem como candidato o atual presidente do SSMS, José Conceição Batista. Com 55 anos de idade e quase três décadas voltadas ao funcionalismo público, Conceição conversou com o blog sobre sua gestão e o pleito eleitoral. Abaixo a entrevista: 

Blog – Como o senhor avalia esses quatro anos de sua gestão à frente da presidência do sindicato? 
Conceição – Embora eu tivesse assumido no lugar do titular, sempre estive envolvido em várias decisões que eram tomadas pela diretoria. Assumi duas vezes como vice e já estive diretamente à frente da presidência, sempre colocando como prioridade a opinião e o bem-estar dos nossos servidores municipais. 
Batemos de frente com o Executivo quando é necessário mostrar o que é de direito dos nossos servidores, e isso tem sido visto como positivo pela nossa classe como uma ação coletiva que trouxe e vem trazendo bons resultados. 

José Conceição é servidor público há 26 anos
Blog – Nessa gestão, quais foram os pontos considerados mais importantes que possa destacar que foram realizados? 
Conceição – Podemos considerados que quase todos os benefícios que hoje os servidores do município possuem são luta formadas na nossa gestão. Os planos de cargos e carreiras dos servidores do legislativo (municipal), assim como nas demais classes distribuídas no município. 
Apenas os servidores da educação que nós ainda não conseguimos um sucesso total, mas já reformulamos os seus direitos que serão agora discutidos e votados na Câmara Municipal para depois para sanção do prefeito, mas o restante vem sendo garantido. 

Blog – O senhor assumiu a presidência após a saída do titular (Mesquita Machado) por questões estatutárias. Acredita que este pleito eleitoral seguirá até o final sem questionamentos estatutários e judiciais? 
Conceição – Já houve situações em que entraram com mandado de segurança alegando irregularidades sobre nossa, mas a justiça acabou considerando improcedente, por que mostramos claramente que seguimos uma ética de gestão dentro do que rege no estatuto e no regimento proposto durante o período de eleição sindical. Acredito que nessa próxima eleição, o pleito deverá seguir sem qualquer problema. 

Blog – Em termos administrativos e institucionais, o que muda em sua gestão direta, caso seja reeleito? 
Conceição – Tenho dito há tempos e continuo mantendo uma opinião de que o nosso ‘carro-chefe’ é manter a luta desses e novos direitos para todo e qualquer servidor do nosso município. Luta que não para. 
Estou com uma composição na diretoria de pessoas que já tem histórico de trabalho na cidade e conheço a problemática que devemos buscar soluções, e agora só temos que, independente de mim ou de outra gestão, continue mantendo essa luta a favor do funcionalismo. 

Blog – Os sindicalizados têm questionados nas redes sociais sobre diversas perdas salariais. O que pretendes fazer em relação a isso? 
Conceição – Claro que existem alguns obstáculos que não são derrubados logo de frente, mas existem situações que procuramos atender dentro dessas situações.
Um exemplo é o retroativo dos servidores referente a 2016 que foi judicializado, o de 2017 e 2018 que está em negociação com o Executivo, mas as promoções e o pagamento salarial estão sendo pagos em dia, isso mostra o que vem sendo feito pela atual gestão.

Blog – Com algumas mudanças na composição de sua diretoria (chapa), o que o senhor espera dela nessa nova gestão? 
Conceição – Eles estarão sempre procurando manter um contato próximo com o servidor, recebendo opiniões ou questionamentos, colocando suas reivindicações dentro da nossa mesa de debates. 
Isso nos fará um representante mais determinado com a categoria e mostrarmos que somos compromissados com a questão. 

Blog – Já existem parceiros ou projetos definidos para a nova fase ao ser reeleito?
Conceição – O nosso maior parceiro vem sendo o servidor. Não tomamos decisões sem a prévia opinião dele e não vai ser agora que mudaremos. Nossas ideias e propostas de melhoria salarial serão diretamente debatidos e acertados com nossos sindicalizados, e isso somente tende a trazer benefícios para essas classes. 

Blog – Quais são suas expectativas sobre essa eleição? 
Conceição – Espero o melhor para os servidores, sem receio do que pode ser o resultado, mas querendo estejam sempre lutando pela categoria, assim como venho mostrando à frente da presidência. 
Tanto que uma das mais recentes conquistas foi a aquisição de 26 lotes no Residencial Aquacville para ali ser construída a nossa tão sonhada sede campestre, que garantirá o lazer que muitos servidores tem nos cobrado e com certeza será materializado em breve. 

Blog – Alguma mensagem para os sindicalizados quanto ao desafio de fortalecer a categoria diante dessa eleição? 
Conceição – Peço que cada servidor analise sobre sua vontade de querer algo de melhor para si, e que nessa próxima eleição sindical, demonstra se realmente quer manter esse trabalho que já estamos desenvolvendo, caso não, busque cobrar da próxima gestão tudo que lhe é de direito, para assim fortalecer a sua vontade de reconhecimento e valorização da categoria.

Comentários