Sinal analógico será desligado hoje nas cidades de Macapá, Santana e Mazagão

Sinal analógico será desligado hoje no Amapá
Às 23h59 desta terça-feira (14/08) o sinal analógico de televisão será desligado e as cidades amapaenses de Macapá, Santana e Mazagão passarão a ter somente o sinal digital de TV, que garante maior qualidade de áudio e vídeo, sem chuviscos e sem interferências. 

O acesso ao sinal digital é de graça e pode ser acessado nos aparelhos mais modernos ou em televisores de tubo equipados com conversores. 

A partir de quarta-feira (15) o sinal da Rede Amazônica no Amapá poderá ser sintonizado no canal 6.1. Nos demais municípios do estado, o sinal analógico segue normalmente até 2023. 

Quem mora nas três cidades e não teve condições de comprar uma TV nova ou adqurir um conversor, a iniciativa Seja Digital distribuiu mais de 70 mil conversores a famílias beneficiárias de programas sociais do Governo Federal. As visitas foram agendadas ou em caravanas. 

Perguntas e respostas sobre o desligamento 

Quem determinou o desligamento do sinal analógico? 
O desligamento do sinal analógico é uma determinação do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações e da Anatel. A Portaria do Ministério das Comunicações nº 378, de 22 de janeiro de 2016, estabeleceu as datas dos agrupamentos de municípios que serão desligados até 2018. A lista completa de todos os municípios afetados em 2017 e 2018 foram divulgadas, respectivamente, através das Portarias do Ministério das Comunicações nº 1.714, de 27 de abril de 2016, e do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações nº 3.493, de 26 de agosto de 2016. 

Diferença de imagem na TV analógica e na digital
Este novo modelo de transmissão muda algo na programação da emissora? 
Não. A programação do sinal em Alta Definição e a recepção portátil é igual à disponível para a TV analógica. Não há diferença de programação entre um caso e outro, apenas um salto significativo na qualidade da imagem e do som que os telespectadores recebem através da TV Digital. 

Posso ter áudio descrição na transmissão analógica? 
Não. O recurso de áudio descrição, para deficientes visuais, está disponível somente na transmissão digital. 

Qual a diferença entre a TV analógica e a TV digital? 
A diferença é o tipo de transmissão. A primeira tem o sinal de TV terrestre transmitido de forma analógica e o segundo de forma digital. Na transmissão digital não há perda de qualidade no processo, ou seja, áudio e vídeo mantêm 100% da qualidade da transmissão original, eliminando chuviscos e interferências na recepção, característicos do sistema analógico. Na transmissão digital a imagem possui muito mais definição e o áudio uma qualidade superior a da transmissão analógica, melhorando assim a qualidade do conteúdo. 

Como faço para obter o sinal HD? 
Para assistir à TV digital terrestre, aberta e gratuita, siga os passos a seguir: verifique se o sinal digital já está disponível na sua vizinhança. Essa informação pode ser obtida com antenistas, vizinhos ou vendedores de lojas de eletrônicos; disponha de uma antena UHF. Dependendo da região em que você more, é possível que consiga receber o sinal usando apenas a antena interna. Caso contrário, você precisará de uma antena externa; adquira um conversor digital. 

Quais são as vantagens da TV digital? 
Além da qualidade de som e imagem superiores, a TV Digital acaba com fantasmas, ruídos e interferências que existiam na TV analógica. A TV digital também possibilita a transmissão de programas em alta definição (HDTV) com o aspecto de tela 16:9 (ou widescreen), igual ao cinema, e capacidade de áudio de 5.1 canais. A interatividade é outro aspecto inovador da TV Digital. 

Quais aspectos são importantes em um televisor para captar imagens em alta definição?
Para reproduzir imagem em alta definição Full HD, a TV precisa ter resolução 1920 x 1080. É importante também observar o tempo de resposta e a taxa de contraste, além de outros recursos como áudio, interatividade, conexões e consumo de energia.

Informações postadas no G-1 Amapá

Comentários