Julgamentos e Palestras marcarão programação da 11ª Edição da Campanha Justiça Pela Paz em Casa em Santana

O Juizado de Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher da Comarca de Santana é mais uma unidade empenhada na 11ª Semana Nacional da Campanha Justiça Pela Paz em Casa. Além das audiências e julgamentos, a Unidade organiza uma programação que inclui palestras e debates. 

De acordo com a juíza Michelle Farias, titular do Juizado, esta programação contará com a contribuição de toda a equipe que constitui o Juizado, desde a Secretaria ao Núcleo Psicossocial. 

“Nesta edição agendada para ocorrer de 20 a 24 de agosto, a campanha consiste em uma série de medidas que evidenciem e intensifiquem o trabalho da Justiça no combate à violência contra a mulher, seja em âmbito judicial ou preventivo”, destacou a magistrada. 

O chefe de secretaria Carlos Rangel confirmou a informação, acrescentando que serão realizadas 25 audiências de instrução e julgamento, concentradas nestes cinco dias (20 a 24/08) – a maioria envolvendo crimes de grave ameaça, lesão corporal leve, além de medidas protetivas (que precisam ser atendidas com urgência). 

“Apesar de para o leigo parecerem crimes de menor gravidade, eles evidenciam o ciclo de violência que pode resultar mais à frente em um feminicídio, por exemplo”, complementou Rangel. 

Para além da intensificação da pauta, a Semana Justiça Pela Paz em Casa também promoverá o debate e reflexão a partir de uma atração cultural e uma palestra no dia 21 de agosto (terça-feira). 

De acordo com a assistente social Janice Divino, a palestra, intitulada “Desigualdade de Gênero e Feminicídio: um olhar sobre o Amapá”, será ministrada pela Mestre, Assistente Social e analista do Ministério Público do Amapá Alzira Nogueira. 

“Além de assessora técnica do Procurador-Geral de Justiça, ela é uma pesquisadora do tema da violência e uma reconhecida ativista dos movimentos feministas e de mulheres negras”, credenciou Janice Divino. 

Ao redor da palestra e de seu tema, a programação emprega outros esforços no sentido de conscientizar a população. 

“Antes da palestra, às 09 horas (manhã), o Grupo Teatral Agnus fará uma apresentação sobre o mesmo tema e, após concluída a explanação da palestrante, convidaremos todos os presentes a integrar um grande debate”, complementou Janice, que integra o Núcleo Psicossocial da Comarca de Santana. 

Segundo a psicóloga Eliany Rodrigues, que também faz parte do Núcleo Psicossocial da Comarca de Santana, “o tema da palestra não se destina apenas à Rede de Proteção, mas principalmente às mulheres, pois precisamos informá-las para evitar particularizar demais a questão da violência – até pelo fato de ela se manifestar dentro de um contexto social bem maior”. 

Estes três momentos da programação terão como palco a Associação Nossa Família, que possui Termo de Cooperação Técnica assinado com a Justiça do Amapá. 

A Associação, que atende mulheres grávidas e crianças de até 5 anos do município de Santana, recebe os círculos restaurativos de fortalecimento das mulheres desde 2015 e é um espaço que vai ajudar a multiplicar toda esta reflexão. Trata-se de uma instituição com sede na Itália e cuja única filial no Brasil é a localizada em Santana. 

“A Associação Nossa Família tem um alcance muito grande e acredito que, com essa parceria, conseguiremos acessar estas mulheres”, considerou a psicóloga Eliany, lamentando que “muitas vezes algumas já sofrem alguma violência sem se aperceber da situação”.

Comentários