Operação ‘Copa do Mundo’ fiscaliza eletrodomésticos e eletrônicos em Macapá e Santana

O Governo do Amapá iniciou nesta segunda-feira (11/06), a Operação “Copa do Mundo”. Até a próxima sexta-feira (15), fiscais do Instituto de Pesos e Medidas (Ipem/AP) vão percorrer estabelecimentos comercias dos municípios de Macapá e Santana, para verificar se produtos eletrodomésticos e eletrônicos possuem certificação do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). 

De acordo com o gerente do Núcleo de Gestão de Qualidade do Ipem/AP, Simon Silva, refrigeradores, televisores, fogões e churrasqueiras elétricas são alguns dos produtos que serão fiscalizados durante a operação. 

“Estamos verificando se os produtos passaram pela avaliação de conformidade, que é um processo realizado pelo Inmetro que aprova o produto para a comercialização”, informou Simon Silva. 

Ele explicou que o Ipem/AP escolheu o mês de junho para fazer a fiscalização, devido à procura de produtos dessa natureza, nesse período, por causa da Copa do Mundo de Futebol. 

“Queremos garantir que o consumidor leve para casa um produto de qualidade. Ainda mais agora que as famílias estão se programando para assistir aos jogos e aproveitam para comprar televisão nova ou churrasqueira para reunir os amigos em casa”, observou Silva.

Os produtos identificados com irregularidades serão apreendidos e os que forem fiscalizados terão dez dias para apresentar as notas fiscais que comprovem sua origem. 

O gerente do Núcleo de Gestão de Qualidade do Ipem/AP avisou que o estabelecimento, onde for constatada a comercialização de produtos com irregularidades, será autuado e penalizado de acordo com a infração.

Comentários