Macapá e Santana aparecem entre as 100 cidades mais violentas do país em 2016

Santana aparece entre as mais violências do país
Macapá e Santana são os municípios do Amapá que aparecem entre as 100 cidades mais violentas do país, segundo levantamento publicado no "Atlas da Violência 2018: políticas públicas e retratos dos municípios". 

O estudo reuniu taxas de homicídios de 2016 de 309 municípios, cujas populações são de mais de 100 mil habitantes. 

O Atlas da Violência foi elaborado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública, com dados do Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM), do Ministério da Saúde. 

A capital aparece na 72ª posição e Santana, 82ª posição. Com uma população de 465,4 mil habitantes, Macapá tem taxa de homicídios de 56,7%. Santana tem 113,8 mil moradores e uma taxa de homicídios de 52,7%. 

No Brasil, a média desse índice foi bem abaixo, de 38,67 para cada 100 mil habitantes, sendo que 2,2% dos municípios brasileiros concentram metade das mortes violentas no país. 

A cidade mais violenta foi Queimados, no Rio de Janeiro, com 134,9%. Na outra ponta apareceu a cidade de Brusque, no interior de Santa Catarina, com 4,8%. 

Na tabela também estão descritos indicadores socioeconômicos relativos ao ano de 2010: educação infanto-juvenil; pobreza; mercado de trabalho; habitação; gravidez na adolescência; e vulnerabilidade juvenil. 

A ideia do trabalho foi retratar as condições socioeconômicas de cada município e mostrar uma correlação entre as condições educacionais, de oportunidades de trabalho e de vulnerabilidade econômica e a prevalência de mortes violentas. 

Por exemplo, a média nacional de crianças estavam vulneráveis à pobreza era de 39,04%. Olhando para os dados de Macapá, o índice foi de 50,3%, ou seja, metade das crianças estavam vulneráveis à pobreza em 2016. Em Santana, a taxa foi maior: 62,3% de crianças vulneráveis à pobreza.

Informações do G-1 Amapá

Comentários