Fiscalização de eletrodomésticos autua quatro empresas de Macapá e Santana

Operação fiscalizou produtos em Macapá e Santana
O Instituto de Pesos e Medidas do Amapá (Ipem-AP) autuou quatro empresas do segmento de atacado e varejo de eletrodomésticos e eletrônicos, em Macapá e Santana. 

Segundo a entidade, os responsáveis podem sofrer advertência ou multas que vão de R$ 500 até R$ 1,5 milhão. 

A operação “Copa do Mundo” percorreu 18 empreendimentos comerciais no período de 11 a 15 de junho, para fiscalizar, principalmente, a certificação do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). Foram averiguados 420 produtos. 

O nome da ação foi inspirado nos eletrônicos mais utilizados e procurados para as partidas de futebol, a exemplos refrigeradores, fogões elétricos, churrasqueiras elétricas, televisores, entre outros. 

O gerente do núcleo de gestão da qualidade do Ipem-AP, Simon Silva, explica que a falta da certificação do Inmetro gera riscos aos consumidores. Ele destaca que produtos que não passam por análises são mais propícios a apresentarem falhas ou a causarem acidentes, como incêndios. 

“O produto certificado passou por testes, ensaios e garante uma segurança para o consumidor. E os que foram detectados e reprovados pela fiscalização não foram submetidos por nenhuma avaliação. Todos precisam apresentar requisitos mínimos de regulamentos técnicos”, explicou.

Informações postadas no G-1 Amapá

Comentários